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Saiba como modificar textos antigos para melhorar posição de seu site no Google

Com ajuda de técnicas de SEO, sites antigos também podem melhorar a posição no Google - Think Stock
Com ajuda de técnicas de SEO, sites antigos também podem melhorar a posição no Google Imagem: Think Stock

Por Edgard Matsuki

Do UOL, em São Paulo

09/01/2013 06h00

Os textos escritos na internet têm algumas peculiaridades em relação aos de mídias offline: entre elas, a possibilidade de serem modificados após publicação. Esse fator é um trunfo para quem quer fazer SEO (técnicas para melhorar o posicionamento de um site no Google). Modificar um texto já publicado no ambiente virtual pode fazer com que ele ganhe algumas posições no Google.
Para fazer isso, é fundamental ter o Google Analytics instalado na sua página. Se você ainda não tem a ferramenta, aprenda como fazer isso no álbum de fotos abaixo.

Como escolher o artigo a ser modificado

Para um site que tem poucas páginas, a escolha de quais páginas devem ser modificadas é simples. Porém, em um site com atualizações constantes, é preciso usar o Google Analytics para fazer essa escolha. Veja a seguir dois critérios que podem ajudar na decisão. 

1) Um critério pode ser as palavras-chave que apontam para o site. No Analytics, vá a Fontes de Tráfego > Visão Geral. Aparecerá uma lista de palavras que indicam quais os termos as pessoas usam para chegar ao site. Nesse caso, confira os 500 termos que mais trazem visitantes, inclusive abaixo da posição 50.

Verifique se esses termos estão inseridos dentro dos textos. Ex: algumas pessoas chegam a seu site ao buscar a frase “como alugar roupas”. Você descobre, então, que o artigo acessado trata do assunto, mas não explica “como alugar roupas”. É possível incluir a informação no texto. Depois, confira se aumentou o número de pessoas que entram usando essa mesma frase.

2) Outro critério baseia-se na popularidade. Descubra quais são os artigos mais populares do site acessando Conteúdo > Visão Geral também no Analytics. Separe os 20 artigos mais populares da semana e confira se há links apontando para outras páginas, se eles oferecem informações atualizadas. Lembre-se de colocar links para redes sociais do seu site ou para assinatura de newsletter.

A lógica também se aplica a artigos que renderam dedicação, mas não são sucessos de audiência. Nesse caso, verifique os 500 artigos mais populares do seu site e veja se há conteúdo com potencial (com qualidade e que falem de temas de interesse) que apresenta poucas visitas.

Agora você verá o que modificar em um texto já publicado.

Tamanho

Muitas vezes, o problema de indexação de um texto está relacionado a seu tamanho. Se ele não está fazendo sucesso, vale colocar informações adicionais e detalhes sobre o assunto. Alguns especialistas em SEO dizem que textos com mais de 500 palavras tendem a indexar melhor no Google. Obviamente, não vá ficar enchendo linguiça. Porém, aprofundar-se no assunto pode ser uma saída para melhorar um artigo.

Informações atualizadas

Há artigos que atraem um grande número de visitantes, mas não estão com informações atualizadas. Por exemplo: você tem muitas visitas para pessoas que procuram quais são as redes sociais mais acessadas do Brasil. Porém, o seu post ainda aponta o Orkut como a mais popular. Nesse caso, vale atualizar as informações. Porém, há um cuidado de SEO se este artigo for popular: tente não mexer na estrutura básica dele, pois provavelmente foi ela que  atraiu tantos visitantes.

No caso de um post sobre as redes sociais mais acessadas do Brasil, por exemplo, não troque o título e tente modificar minimamente as primeiras frases. Tente apenas mudar as informações básicas do texto, mostrando que agora o Facebook, e não mais o Orkut, é quem domina o mercado.

Capriche na palavra-chave

Há casos de o artigo estar bem escrito, mas não ter as informações que as pessoas procuram. Nesse caso, repense a estrutura do conteúdo e valorize a palavra-chave. Este artigo explica melhor como fazer isso 

Inclusão de recursos multimídia

É possível melhor um artigo inserindo nele mais recursos multimídia. Vídeos, áudios e infográficos vão ajudar a enriquecer o seu texto. Com isso, quem acessar o artigo vai ficar mais tempo nele. Se essa pessoa considerar as informações relevantes, pode até compartilhá-las. É válido pensar em incluir recursos multimídia em artigos que já são populares. O mesmo vale para links apontando para outras páginas do seu site ou blog.