Nokia aposenta oficialmente sistema operacional Symbian
A fabricante de eletrônicos finlandesa Nokia divulgou que aposentará o sistema operacional Symbian em 2013. De acordo com um documento da empresa com os resultados do último trimestre de 2012, o smartphone Nokia 808 PureView foi o último aparelho apresentado pela companhia com o sistema operacional, que já foi líder de mercado. A Nokia vai priorizar smartphones com o sistema Windows Phone.
“Durante nossa transição para a plataforma Windows Phone em 2012, nós continuamos a vender aparelhos com Symbian. O Nokia 808 PureView, um aparelho que mostra grande poder de imagem e foi lançado no meio de 2012, foi o último aparelho Symbian da Nokia”, diz o comunicado em inglês (disponível no formato PDF).
Na divulgação de resultados da Nokia, a companhia informou que vendeu 2,2 milhões de unidades de smartphones Symbian no último trimestre de 2012. Em comparação, a venda de smartphones da linha Lumia (com Windows Phone) foi o dobro: 4,4 milhões de unidades comercializadas no período.
Leia mais
- Nokia deve lançar smartphone com câmera de 41 megapixels para Windows Phone, diz site
- Veja imagens clicadas com o smartphone Nokia 808 Pureview
- Smartphone Nokia 808 Pure View, com câmera de 41 megapixels, chega ao Brasil por R$ 1.999
- Teste: Nokia 808 acerta na câmera de 41 megapixels, mas derrapa no sistema operacional
- Nokia "alfineta" iPhone 5 e anuncia smartphones 4G para início de 2013
A companhia informa que continuará a expandir a linha de celulares Asha, que vêm com a plataforma S 40. Considerados aparelhos de entrada, os modelos Asha 308 e 309 foram classificados no ano passado como smartphone pelas consultorias de mercado GFK e IDC.
Antes da briga entre Android e plataforma iOS da Apple, o Symbian era o sistema operacional de smartphone mais utilizado no mundo. A plataforma começou em 1998 como uma solução que atenderia várias companhias. Porém, a parceria entre Nokia, Ericsson, Motorola e Psion não funcionou. No fim das contas, apenas a empresa finlandesa apresentou celulares com o sistema.
Com o lançamento do iPhone em 2007 e a apresentação de diversos aparelhos com sistema Android, a participação de mercado do Symbian caiu consideravelmente.
De acordo com dados da consultoria IDC do terceiro trimestre de 2012, o sistema Android é líder com 75% de participação de mercado de smartphones, seguido pela plataforma iOS, da Apple, com 14,9%, O Symbian detém 2,3% do mercado mundial de telefones inteligentes. Já o sistema Windows Phone, que foi adotado pela Nokia em 2011, tem 2% de fatia de mercado.
(Com TechCrunch)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.