Topo

Patente da Amazon indica criação de 'sebo' com conteúdo digital

Do UOL, em São Paulo

08/02/2013 10h31

Uma patente da loja virtual Amazon indica que os compradores de livros eletrônicos poderão vender esse conteúdo após consumi-lo – seria uma versão digital dos sebos. A proposta baseia-se na transferência de licença para acessar o conteúdo, como já acontece no empréstimo de alguns títulos vendidos na Amazon.

O pedido de patente foi feito em 2009, mas só foi reconhecido no final do mês passado. O registro diz que, quando o usuário não quiser mais usar seu conteúdo digital previamente comprado, ele poderá transferi-lo para outra pessoa. Esse mesmo arquivo, então, será deletado da conta original.

O sistema de empréstimo da Amazon só funciona em alguns livros (a informação aparece em “detalhes do produto”) e permite que outro usuário do leitor Kindle ou de aplicativos Kindle fique com o livro por 14 dias. O título só pode ser emprestado uma vez.  

O “Techcrunch”, que divulgou a informação sobre a patente, lembra que o site ReDigi já permite a venda de conteúdo digital “usado” – principalmente músicas.