Google Play envia dados de usuários a desenvolvedores, diz criador de aplicativo
O desenvolvedor australiano Dan Nolan disse que o Google envia para os criadores dos aplicativos dados pessoais de compradores de programas na Google Play sem autorização deles. Nolan informa que após um usuário comprar seu aplicativo no sistema Android, ele conseguiu ter acesso a dados sensíveis de vários compradores.
“Se você comprar o aplicativo no Google Play (mesmo se você cancelar o pedido), eu recebo seu e-mail, endereço e, em muitas vezes, o nome completo”, escreveu Nolan em seu blog nesta quarta-feira (13). Com essas informações, relata o desenvolvedor, seria fácil para o criador do software rastrear um usuário e até intimidá-lo por ter deixado avaliações negativas para o programa.
Dan Nolan descobriu o problema na loja de aplicativos do Google ao atualizar os detalhes de pagamento de seu aplicativo.
“Em nenhuma circunstância eu deveria conseguir pegar informações de pessoas que estão comprando meus aplicativos, a não ser que elas queiram e que fique claro para elas sobre a prática”, disse.
Em entrevista ao jornal australiano “News.com.au”, o desenvolvedor explica que enquanto a loja do Google envia informações sensíveis dos usuários (como as já citadas no início da nota), a loja de aplicativos da Apple apenas gera um relatório com o número de vendas por país.
Quando alguém compra algo na loja do Google, ela paga diretamente ao desenvolvedor via Google Wallet (sistema de pagamentos da gigante das buscas). Durante a transação, algumas informações podem ser enviadas ao desenvolvedor por questões de cobrança e taxas da localidade. Segundo os termos do Google, o desenvolvedor concorda em não usar essas informações para outros fins.
Já na loja de aplicativos da Apple, o dinheiro é enviado para a empresa e, na sequência, repassado ao desenvolvedor.
(Com Mashable e ZDNet)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.