Topo

iPad controla carro elétrico que dirige sozinho adaptado por pesquisadores no Reino Unido

Um aviso aparece no iPad para o motorista ativar o sistema de direção automática para rotas comuns - Reprodução/YouTube
Um aviso aparece no iPad para o motorista ativar o sistema de direção automática para rotas comuns Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

18/02/2013 16h14

Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, conseguiram modificar um carro elétrico da Nissan para ele “dirigir sozinho” e controlado por um iPad, segundo o site “Live Science”.

O Nissan Leaf foi readequado para não precisar mais de um motorista por meio de um sistema de navegação especial que custou US$ 7.750 (cerca de R$ 15.205), em um projeto chamado de Robot Car (carro-robô). Esse sistema inclui câmeras e lasers conectados a um computador no porta-malas, que pode ser controlado por um iPad acoplado ao painel do carro.

Caso o sistema detecte uma rota comum, um aviso aparece no iPad para que o motorista ative o sistema de direção automática. “Em vez de pensarmos em carros que dirigem sozinhos durante todo o tempo, deveríamos pensar em carros que se dirigem em parte do tempo”, diz Paul Newman, do Departamento de Engenharia da Universidade de Oxford.

De acordo com o pesquisador, é esse tipo de tecnologia – mais barata e que permite escolher entre o modo normal e o automático – de que os consumidores precisam para uso diário.