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Menino de 5 anos gasta R$ 5.100 em extras de jogo para iPad no Reino Unido; Apple nega reembolso

Danny Kitchen, 5, com os pais Sharon e Greg: menino gastou o equivalente a R$ 5.100 comprando bombas e dardos extras para jogo de ""matar"" zumbis - Reprodução/Daily Mail
Danny Kitchen, 5, com os pais Sharon e Greg: menino gastou o equivalente a R$ 5.100 comprando bombas e dardos extras para jogo de ''matar'' zumbis Imagem: Reprodução/Daily Mail

Do UOL, em São Paulo

28/02/2013 13h15

Foram necessários apenas dez minutos para Danny Kitchen, de 5 anos, baixar o equivalente a R$ 5.100 (1.700 libras) em extras para um jogo no iPad de seu pai, em Bristol (Reino Unido). Mas o gasto acidental, descoberto depois pelos recibos enviados por e-mail pela loja de aplicativos iTunes, não será  reembolsado pela Apple, segundo informações do "Daily Mail".

Danny havia pedido a senha da conta iTunes do seu pai, Greg, para baixar o jogo gratuito Zombie vs Ninjas. O que o pai dele não imaginava era que a criança baixaria também outros 19 recursos extras para o aplicativo, custando cerca de 69,99 libras cada, enquanto jogava.

No jogo, o usuário deve usar dardos e bombas para matar zumbis que aparecem na tela. Uma vez que o nível é completado, há a opção de continuar jogando ou comprar mais dardos e bombas, com o custo de 69 pontos para três itens de cada. Outra opção é pagar 69,99 libras por 90 mil dardos ou 333 bombas – foi o que Danny fez.

A mãe do menino, Sharon, estranhou a quantidade de e-mails que recebeu do iTunes, mas achava que era engano. "Mais tarde naquele dia, recebi uma ligação da empresa de cartão de crédito perguntando se as 19 transações de 69,99 libras eram normais. Para minha surpresa, meu filho tinha gasto 1.329 libras", relembra.

Dois dias depois, Sharon recebeu mais e-mails da Apple, elevando a conta para 1.700 libras. "Quando contamos para o Danny quanto dinheiro ele havia gasto, ele chorou", disse a mãe.

Apesar de ter informado à Apple sobre as compras acidentais e pedido o reembolso, a empresa não retornou o contato do casal.

Um porta-voz da Apple disse ao "Daily Mail" que o problema é comum, mas que todos os dispositivos que usam iOS têm ferramentas de controle parental. "O controle parental permite que os responsáveis desabilitem a função de compras pelo iTunes e também desabilitar as compras dentro dos aplicativos", explicou.

Nesta semana, a Justiça americana determinou que a Apple pague US$ 100 milhões (cerca de R$ 200 milhões) em indenização a pais que tiveram contas fora do comum no iTunes depois de seus filhos comprarem itens para jogos gratuitos.