Topo

Tecnologia em automóveis identifica ciclistas e freia carro para evitar acidentes

Do UOL, em São Paulo

08/03/2013 12h30

A fabricante de automóveis Volvo divulgou nesta semana, no salão de Genebra, um sistema de segurança para automóveis que detecta ciclistas próximos ao carro – uma versão anterior da funcionalidade já fazia o mesmo com pedestres. A novidade estará disponível no mercado europeu a partir de maio deste ano.

Os modelos que receberão a tecnologia são: V40, S60, V60, XC60, V70, XC70 e S80 comercializados a partir da data de lançamento da nova versão do sistema, chamado Pedestrian and Cyclist Detection.

Funcionamento
A tecnologia tem como base uma espécie de radar, uma câmera posicionada junto ao espelho retrovisor e uma unidade de controle central. Esse radar detecta os objetos em frente ao carro, determinando em que distância eles estão. A câmera identifica o tipo de objeto (pedestres ou ciclistas apenas), enquanto a central de controle monitora e avalia a situação do tráfego.

Com esses recursos, o sistema pode identificar uma situação de risco e acionar o freio sem nenhum comando, para evitar acidentes. Esse mecanismo também é válido para prevenir colisões com outros carros que estejam na mesma faixa.

“A velocidade do carro tem importância considerável na iminência de um acidente. Um impacto em baixa velocidade faz com que o risco de um acidente sério seja reduzido”, alerta a empresa. A Volvo afirma ainda que, de acordo com dados sobre acidentes, 50% dos ciclistas mortos na Europa colidiram com um carro.