Dropbox apresenta 'versão brasileira'; serviço armazena arquivos na internet
O serviço de armazenamento de arquivos online Dropbox apresentou nesta terça-feira (12) uma versão em português do Brasil para a plataforma. Com mais de 100 milhões de usuários no mundo todo, a novidade estará disponível a partir de hoje para os brasileiros no endereço www.dropbox.com, que reconhecerá acessos feitos no país. O programa é compatível com Mac, Windows, Linux e Android – a versão para iOS será liberada nas próximas semanas.
O Dropbox é um serviço de armazenamento de arquivos diretamente na internet (conhecido no jargão tecnológico como armazenamento na nuvem). A companhia oferece espaço gratuito limitado (2 GB), que pode ser aumentado até 18 GB a partir da indicação de amigos. Há também a opção paga, sem exibição de propagandas, com planos de 100 GB, 200 GB e 500 GB. No site da empresa, é possível consultar os modelos de assinatura da plataforma que estão todos em moeda americana. O mais barato, que fornece espaço de 100 GB, custa US$ 100 (aproximadamente R$ 196) por ano.
Ao deixar um arquivo armazenado no Dropbox, é possível acessá-lo de qualquer parte do mundo, desde que haja um computador (ou dispositivo móvel) conectado à internet.
Além da mudança da interface gráfica para o idioma brasileiro, o Dropbox vai liberar uma versão em português para download do programa. Basicamente, este software cria uma pasta no computador que sincroniza os arquivos da máquina com o serviço.
Dispositivos móveis
O lançamento da versão em português tem relação direta com o crescimento do mercado de dispositivos móveis no país. A companhia, no entanto, não revela quantos usuários utilizam o Dropbox (menciona apenas, em seu site, que esse número "mais que dobrou" no último ano).
Segundo dados da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônicos), citados pela companhia, só em 2012 o mercado de telefones inteligentes brasileiro cresceu 78%. Além disso, a produção de tablets deve saltar de 2,8 milhões em 2012 para 5,4 milhões no fim 2013.
De acordo com a versão eletrônica da revista americana "Forbes", os fundadores do Dropbox recusaram em 2009 uma oferta de Steve Jobs, cofundador da Apple, de nove dígitos para vender o serviço.
Concorrência
De acordo com a empresa, eles têm três grandes concorrentes na área de armazenamento de arquivo na nuvem e todos são desenvolvedores de sistema operacionais: Microsoft (com o SkyDrive), o Google (com o serviço Drive, que é ligado ao Gmail) e a Apple (com o iCloud).
Apesar de serem empresas grandes, a companhia se vê como uma ferramenta alternativa e que funciona bem nos diversos ambientes. “Nossa vantagem é que somos independentes. Podemos fazer bons softwares para todas as plataformas. Agora não sei se as outras companhias podem fazer soluções tão boas para seus próprios concorrentes”, disse Dan Wheeler ,engenheiro principal do Dropbox.
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