Topo

Índia investiga se Google violou segurança nacional em competição no serviço Maps

Do UOL, em São Paulo

08/04/2013 18h10

A polícia na Índia está investigando uma competição promovida pelo Google, sob suspeita de ter havido violação de leis de segurança do país. Chamado de “Mapathon”, o concurso pedia que usuários adicionassem informações específicas sobre os locais onde moram para "melhorar" o serviço de mapa da empresa.

A polícia investiga a denúncia feita pela Survey of India, a agência nacional indiana de pesquisa e mapeamento, que acusa o concurso de ameaçar a segurança nacional, já que algumas informações adicionadas pelos participantes podem ser “sensíveis”.

“Temos que garantir a qualquer custo que a segurança não seja comprometida”, disse R.C Padhi, diretor da Survey of India, à “Reuters”.

A competição, que ocorreu entre fevereiro e março, tinha como objetivo tornar mais acessíveis informações sobre mapas locais no país e, segundo o Google, não infringiu nenhuma lei. Os mil usuários mais colaborativos ganhariam tablets, smartphones e outros brindes.

Paroma Roy Chowdhury, porta-voz do Google no país, disse que a empresa está aberta a discutir preocupações específicas com as autoridades. “O Google leva a sério a segurança e os regulamentos nacionais, e o Mapathon aderiu às leis aplicáveis”, disse.