Saiba como gerenciar aplicativos que abrem sozinhos no Android
Flávio entrou em contato com o UOL Tecnologia com dúvidas sobre o sistema Android. De acordo com ele, seu smartphone abre automaticamente diversos aplicativos, sem que ele solicite. Ele gostaria de impedir isso, pois imagina que apps abertos sem uso consomem mais bateria e tornam o telefone mais lento.
Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.
O Android de fato costuma acionar apps de forma automática – eles ficam rodando em segundo plano, sem uso. Essa função, de acordo com os desenvolvedores, permite que a plataforma responda mais rapidamente aos comandos do usuário, quando deseja acionar este ou aquele aplicativo.
Há alguns programas que permitem gerenciar quais aplicativos devem ficar abertos e quais devem ser fechados, quando o usuário desejar. Uma das alternativas gratuitas mais populares é o Advanced Task Killer.
Ele permite que a pessoa escolha quais e quando os apps devem ser fechados (a cada vez que a tela for apagada ou de tantos em tantos minutos, por exemplo). O software conta ainda com a “ignore list” (na qual você inclui apps que nunca serão fechados automaticamente; no caso do despertador do smartphone, trata-se de um recurso fundamental).
Outro app gratuito que pode ajudar o desempenho do smartphone é o Cache Clear. Ele não fecha automaticamente programas, mas limpa diversos dados que estejam armazenados no equipamento (funciona como uma espécie de CCleaner para portáteis Android). Apesar dos irritantes anúncios que traz em sua última atualização, o app deleta do telefone registros e dados sem utilidade, que podem empacar o desempenho do celular.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.