Topo

Análise de tuítes aponta dia do atentado em Boston como o mais "triste" deste ano, diz site

Do UOL, em São Paulo

02/05/2013 13h13

Uma análise de mensagens publicadas no Twitter indica que o dia mais “triste” deste ano até agora foi 15 de abril, quando ocorreu o atentado a bomba na maratona de Boston, nos Estados Unidos. O estudo é do site de pesquisa Hedonometer, que monitorou uma amostra aleatória de 50 milhões de tuítes em inglês. As informações são do “Huffington Post”.

Para chegar à conclusão, a ferramenta analisa posts no microblog  a partir de 5.000 palavras comuns em inglês. Cada uma delas recebe um valor em uma escala de felicidade, que vai de 1 a 9. Quanto maior o valor, mais “feliz” é o conjunto de palavras.

Em 15 de abril, as palavras do conjunto de milhões de tuítes analisados alcançou a pontuação de 5,88 na escala de felicidade, o menor valor do ano até então. As palavras mais usadas no dia foram “triste”, “doente”, “machucado”, “morreu”, “bomba”, “tragédia”, “sangue”, “mortos”, “ódio”, “terrível”, além de palavrões.

  • Reprodução

    Tuítes do dia 15 de abril atingiram o nível mais baixo na escala de ''felicidade'' 

Segundo o Hedonometer, o total de mensagens analisadas corresponde a 10% de todos os tuítes publicados no Twitter diariamente – ou a aproximadamente 100 GB de dados. Em 2012, o dia “mais feliz”, de acordo com a ferramenta, foi o do Natal.