Serviço britânico permite que fãs façam "vaquinha virtual" para bancar shows de bandas
Um site britânico chamado Detour disponibilizou nesta quinta-feira (16) a possibilidade de fãs começaram uma “vaquinha” pela internet para pagar os custos do show de uma banda. O serviço funciona desde setembro de 2012 em Londres (Reino Unido) de forma limitada (apenas convidados podiam participar). Nesta quinta, o site abriu para todos os usuários interessados.
Criado pelo Songkick (um site que permite monitorar os locais em que sua banda favorita fará shows), o Detour (página em inglês) tem como objetivo fazer com que bandas se apresentem em lugares onde elas normalmente não iriam.
“Até o momento, se você é grande fã de um artista, a única forma de influenciá-lo a vir para sua cidade é interagindo no Twitter ou na página no Facebook dele. Porém, isso não tem muito efeito, porque não contribui para os altos custos financeiros de uma turnê”, explica Ian Hogarth, criador do Detour, em post no site do serviço.
Mais sobre financiamento em massa (crowdfunding)
Durante o período de testes, foram realizados pelo menos dez shows em Londres por meio das “vaquinhas” do Detour. Um dos exemplos é um show que será realizado em julho da banda Braid, que foi bancada por 114 fãs.
No Detour, todos os membros podem sugerir artistas que eles gostariam de ver tocar ao vivo. Outros participantes do site podem participar da “vaquinha” e sugerir um preço para o valor da apresentação. Após chegar a um determinado valor, o site trabalha com promotores para organizar o local e outros aspectos logísticos. Com o show confirmado, as pessoas que deram dinheiro recebem entradas.
De acordo com Mark Mulligan, analista da consultoria Midia Consulting, formas alternativas de financiamento de eventos podem ser uma maneira eficaz para bandas pequenas ganharem dinheiro.
“Muitos artistas ou selos indies estão agora percebendo que eles podem criar uma forma satisfatória de sustento ao utilizar ferramentas como o Detour”, disse Mulligan.
A iniciativa do Detour não é nova. O site Kickstarter tem o mesmo objetivo, mas está aberto para quaisquer tipos de projetos: de financiamento de CDs a projetos de novos videogames.
(Com BBC)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.