Criador do Tumblr abandonou a escola aos 15 anos e aprendeu sozinho a programar
A compra do Tumblr pelo Yahoo por aproximadamente US$ 1,1 bilhão (cerca de R$ 2,24 bilhões) pode tornar o fundador da rede social, David Karp, 26, mais um jovem bilionário, segundo o "Daily Mail". Autodidata em programação, Karp abandonou a escola quando tinha 15 anos e criou a plataforma de blogs em 2007, aos 21 anos.
A aquisição é uma das mais caras feitas pelo Yahoo desde a negociação há dez anos pelo Overture, sistema de buscas, por US$ 1,3 bilhão. Segundo Marissa Mayer, diretora-executiva do Yahoo, Karp continuará à frente da direção e desenvolvimento do Tumblr. “Suas diretrizes, equipe, espírito e irreverência vão continuar as mesmos, assim como sua missão de permitir que os criadores façam seu melhor [...]. O Yahoo vai ajudar o Tumblr a ficar ainda melhor e mais rápido", prometeu Marissa.
Karp, que abandonou a escola aos 15 anos, havia dito em 2012 ao “Guardian” que não tinha interesse em vender o Tumblr a “gigantes tecnológicas”. Assim ele poderia permanecer independente, seguindo a crença de que podia fazer sua empresa crescer “naturalmente”. “Eu poderia ter virado um jovem rico de 23 anos com muito pouco esforço”, comentou na época. Menos de um ano depois de fazer essa declaração, aceitou o investimento de US$ 125 milhões de um fundo de capitais.
O Tumblr é uma mistura de blog com rede social – quem não tem uma conta gratuita no serviço o vê mais como um blog tradicional, que pode ser atualizado com textos e fotos. O cenário muda quando o usuário faz um cadastro: ele passa então a receber atualizações automáticas dos Tumblrs que segue (como no Facebook e Twitter), além de poder curtir ou compartilhar o que acha legal.
Do abandono da escola ao sucesso
Karp, morador de Manhattan, em Nova York, é filho de um músico compositor de trilhas para filmes e programas de TV e de uma professora. Com 11 anos, aprendeu sozinho a programar códigos e começou se próprio negócio, uma consultoria em TI. Aos 15 anos, obteve permissão dos pais para abandonar os estudos e completar o restante da sua educação em casa.
Os números do Tumblr
Comprado por US$ 1,1 bilhão pelo Yahoo |
300 milhões de visitantes únicos por mês |
120 mil novos usuários cadastrados por dia |
105 milhões de blogs cadastrados |
50 bilhões de posts já publicados |
75 milhões de novos posts por dia |
900 posts por segundo |
24 bilhões de minutos gastos no site ao mês |
*Fonte: Yahoo |
Aos 17 anos, Karp se mudou para o Japão (onde teria aprimorado suas habilidades como programador) e começou a colher ideias para a criação de uma empresa de tecnologia. Voltou a Nova York e, aos 21 anos, fundou o Tumblr.
Mesmo com um número expressivo de usuários (são mais de 150 milhões de blogs cadastrados), a receita do Tumblr é modesta e, em 2012, ficou em US$ 13 milhões.
Compra bilionária
O Yahoo anunciou nesta segunda-feira (20) ter chegado a um acordo com o site Tumblr. Em uma página criada no próprio Tumblr para anunciar a já esperada novidade, Marissa prometeu que sua companhia "não estragará" o serviço.
Marissa disse estar muito satisfeita em anunciar o acordo para comprar o Tumblr. "Prometemos não estragá-lo. O Tumblr é incrivelmente especial e está indo muito bem. Vamos operá-lo de forma independente."
A compra deve aumentar 50% a audiência do Yahoo, para mais de 1 bilhão de usuários por mês, além de gerar um crescimento de 20% no tráfego da empresa. O Tumblr foi criado em 2007.
Em um anúncio oficial, o Yahoo afirma que o Tumblr tem mais de 300 milhões de visitantes únicos por mês e 120 mil novos usuários cadastrados por dia. São 900 posts por segundo e 24 bilhões de minutos gastos no site por mês. Mais da metade dos usuários da versão móvel navegam pelo aplicativo e fazem esse acesso sete vezes ao dia, em média. Sediado em Nova York, o Tumblr tem 175 funcionários, segundo o "Wall Street Journal".
"O Tumblr pode empregar a tecnologia do Yahoo e infraestrutura de busca para ajudar seus usuários a descobrirem criadores, blogueiros e conteúdo que eles vão amar. O Tumblr, por outro lado, traz 50 bilhões de posts [e 75 milhões chegando a cada dia] para o Yahoo e suas experiências de busca. As duas empresas vão trabalhar juntas para criar oportunidades de anúncios e melhorar a experiência do usuário."
A título de comparação, o Facebook pagou uma quantia semelhante pela rede social de fotos Instagram (US$ 1 bilhão em abril de 2012), enquanto o Google desembolsou US$ 1,65 bilhão pelo YouTube em 2006.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.