Topo

Yahoo pagará US$ 1,1 bilhão em dinheiro pelo Tumblr, diz jornal

Marissa Mayer, diretora-executiva do Yahoo, está à frente das negociações para adquirir o Tumblr  - Divulgação
Marissa Mayer, diretora-executiva do Yahoo, está à frente das negociações para adquirir o Tumblr Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

20/05/2013 08h21

O “Wall Street Journal” afirma que a diretoria do Yahoo concordou em pagar US$ 1,1 bilhão (cerca de R$ 2,24 bilhões) pelo Tumblr, um site criado há seis anos que tem mais de 100 milhões de usuários. Segundo fontes próximas à negociação ouvidas pelo jornal, o Yahoo aprovou no sábado (18) a compra feita em dinheiro, e o Tumblr também aceitou a proposta. O anúncio deve ser feito nesta segunda-feira (20).

A publicação financeira afirma que o acordo mostra uma transição de poder na indústria tecnológica: veteranos como o Yahoo têm tradição e dinheiro, enquanto novas companhias têm a rápida adesão de usuários, principalmente quando se trata de serviços de comunidade. “Isso aumenta o preço [das novatas], conforme as empresas mais estabelecidas temem ser deixadas para trás com o desenvolvimento de hábitos online”, explica o jornal.

O acordo liderado por Marissa Mayer, diretora-executiva do Yahoo, poderá fortalecer a companhia na área de redes sociais. “O Tumblr é muito popular com jovens adultos, em contraste à base de clientes mais velha do Yahoo. O uso do Tumblr também cresce mais rapidamente que o do Yahoo nos smartphones”, afirma o "WSJ".

A título de comparação, o Facebook pagou uma quantia semelhante pela rede social de fotos Instagram (US$ 1 bilhão em abril de 2012), enquanto o Google desembolsou US$ 1,65 bilhão pelo YouTube em 2006.
O que é o Tumblr 
O Tumblr é uma mistura de blog com rede social– quem não tem uma conta gratuita no serviço o vê mais como um blog tradicional, que pode ser atualizado com textos e fotos, do que rede social. Mas quando o usuário faz um cadastro isso muda: ele passa a receber uma atualização automática com os posts das pessoas que segue (como no Facebook e Twitter), além de poder curtir ou compartilhar o que acha legal. 
 

Baseado em Nova York, o Tumblr tem 175 funcionários e mais de 108 milhões de blogs e cerca de 117 milhões de usuários mensais, de acordo com o “WSJ”. O crescimento na base de clientes foi de 58% em um ano.