Google reformula Gmail e passa a organizar mensagens por abas
Do UOL, em São Paulo
29/05/2013 14h09
O Google anunciou nesta quarta-feira (29) uma reformulação da caixa de entrada do Gmail, serviço de e-mail da companhia. Com a mudança, o usuário terá suas mensagens organizadas em abas temáticas para facilitar a visualização. Segundo a empresa, a novidade estará disponível nas próximas semanas para quem acessa o Gmail diretamente do navegador e para quem usa o serviço por meio do aplicativo para iOS (sistema móvel da Apple) e Android.
A nova caixa de entrada poderá ser dividida em até cinco abas. Em um vídeo de divulgação, o Google sugeriu a seguinte divisão: Social (que vai separar e-mail referentes a rede sociais), Promotions (que agrupará mensagens de promoções), Updates (que abrigará e-mails com recibos e comprovantes de compra) e Primary (com os e-mails restantes, que não se classificam nas categorias anteriores).
Veja também
“Todos estes e-mails podem competir com a nossa atenção e tornar difícil que nos concentremos em assuntos que precisamos resolver. Às vezes parece que nossas caixas de entrada querem nos controlar, em vez acontecer o contrário”, postou Itamar Gilad, gerente de produto do Google, no blog oficial do Gmail (em inglês).
Por padrão, o Google reconhecerá alguns e-mails que se enquadram nessas classificações (por exemplo, mensagens do Google+ vão direto para a aba Social). Porém, o usuário pode configurar para que e-mails enviados por remetentes específicos sejam encaminhados para essas abas.
Apesar da nova forma de organização, ela não será obrigatória. Segundo o Google, quem não quiser utilizá-la poderá optar pela visualização clássica do Gmail.