Topo

Google tem 35 dias para apagar dados de Wi-Fi coletados ilegalmente, diz órgão britânico

Carro do Google Street View é visto em Brasília (DF); Google diz ter coletado acidentalmente informações sensíveis de redes Wi-Fi durante captação de imagens para o Street View - Pedro Ladeira/AFP
Carro do Google Street View é visto em Brasília (DF); Google diz ter coletado acidentalmente informações sensíveis de redes Wi-Fi durante captação de imagens para o Street View Imagem: Pedro Ladeira/AFP

Do UOL, em São Paulo

21/06/2013 15h29Atualizada em 21/06/2013 16h20

O Google deve apagar senhas de Wi-Fi coletadas com os carros do serviço Street View em 35 dias, definiu nesta sexta-feira (21) o ICO (Information Commissioner's Office), órgão britânico que zela pelo direito à informação e pela privacidade. Apesar do prazo estabelecido, a entidade não definiu uma multa caso a determinação não seja cumprida.

A investigação feita pelo órgão foi reaberta no ano passado, quando foi revelado que o Google não tinha cumprido a decisão de apagar todas as informações de redes Wi-Fi coletadas. A entidade descobriu que havia uma série de discos com dados de usuários que não tinham sido eliminados.

O Google havia recebido um pedido para deletar todas as informações coletadas. No entanto, a empresa admitiu que acidentalmente manteve discos rígidos com informações sensíveis captadas pelos carros da companhia.

“O não cumprimento da notificação será considerado um desrespeito ao tribunal, tornando-se uma ofensa criminal”, disse Stephen Eckersley, diretor do ICO.  “O prejuízo causado aos cidadãos por esta falha de segurança não atinge os requisitos [da Justiça] para uma penalização monetária”, complementou Eckerslely ao explicar o motivo pelo qual não foi estabelecida uma multa.

De acordo com o ICO, a coleta de dados de 2010 ocorreu em função de “falhas em procedimentos e em uma falta grave de supervisão.”

Em um comunicado enviado à imprensa britânica, o Google disse que trabalha duro para assegurar a privacidade dos usuários. “Mas neste caso nós não trabalhamos e por este motivo nós rapidamente tentamos corrigir este problema. O objetivo do projeto nunca foi captar este tipo de informação [dos usuários].”

O Google ainda disse que colaborou com o ICO durante a investigação e, após receber a ordem para apagar os dados coletados de Wi-Fi nesta manhã, afirmou que dará procedimento no plano para remover as informações.

Histórico

O problema de coleta de dados pelo Google começou em 2010 quando um engenheiro da companhia escreveu um código para reunir informações de redes Wi-Fi vulneráveis. Os carros que captam imagens para o serviço Street View eram usados para reunir esses dados.

Na ocasião, a companhia foi multada pela FCC, agência de telecomunicações dos Estados Unidos, pela falha. O órgão criticou duramente o Google por ter dificultado e atrasado as investigações deste caso por meses.

A investigação concluiu que o Google captou dados de redes Wi-Fi em 30 países e, em alguns casos, mensagens de e-mail, dados de softwares de mensagem instantânea, informações de login, informações de sites de relacionamentos e até sites pornográficos acessados por usuários.

(Com BBC)