Topo

Mesa controlada via iPad permite que iniciantes brinquem de ser DJs

M1X-DJ recebe arquivos digitais de música transmitidos por iPhone ou iPad via aplicativo  - Juliana Carpanez/UOL
M1X-DJ recebe arquivos digitais de música transmitidos por iPhone ou iPad via aplicativo Imagem: Juliana Carpanez/UOL

Juliana Carpanez*

Do UOL, em Berlim (Alemanha)

06/09/2013 21h50Atualizada em 07/09/2013 07h55

A mesa M1X-DJ, que será lançada em novembro na Europa, fica no meio do caminho entre os aplicativos que simulam carrapetas e os sistemas caros e muitas vezes espaçosos usados por DJs profissionais. Na apresentação da novidade, na feira de tecnologia IFA 2013, a fabricante Philips deu destaque à portabilidade, facilidade de uso e preço acessível em relação às opções “robustas” disponíveis no mercado.

O produto tem preço sugerido de 400 euros (cerca de R$ 1.215) e foi desenvolvido em parceria com o DJ holandês Armin van Buuren. Ele afirmou se tratar de uma alternativa para iniciantes que pode se assemelhar muito ao que ele faz profissionalmente. Van Buuren comparou a mesa ao novo microsystem, usado há alguns anos por aqueles que queriam compartilhar suas músicas com os amigos.

Se considerado o tamanho, a comparação faz mesmo sentido. O M1X-DJ tem o comprimento (50 cm) e altura (20,7 cm) equivalentes ao dos antigos aparelhos de som, mas sua espessura (24 cm) seria duas vezes superior. O peso (8 quilos) faz mesmo dele um portátil, mas daqueles pesadões: enquanto o transporta, o usuário torcerá para que os pontos A e B sejam próximos. Uma alça removível acoplada ao aparelho pode facilitar a missão do transporte. 

Caixa de som vira mesa para DJs; ouça músicas

O equipamento recebe arquivos digitais de música via iPhone ou iPad - por enquanto, o aplicativo Djay 2 só está disponível na App Store. A sincronização pode ser feita via Bluetooth, mas de fábrica o M1X-DJ vem com o conector lightning, para os portáteis mais recentes da Apple.

Os alto-falantes com potência de 80 watts podem ficar posicionados para a direção do usuário (quando ele estiver fazendo testes) ou para a pista (na hora em que a brincadeira estiver valendo). Como a parte superior da mesa é removível, ela pode ser posicionada também de cabeça para baixo. Assim, o aparelho funciona unicamente como alto-falante e evita danos na hora do transporte.

O sistema pode funcionar ligado à tomada ou com seis pilhas grandes. Nessa segunda opção, a duração é de quatro horas de uso dos recursos de DJ e 8 horas como alto-falante.

Ainda não há previsão de chegada do produto no Brasil.


* A jornalista viajou a convite da Philips