Site mede velocidade da conexão de internet e dá nota a provedores
O leitor Dalberto entrou em contato com o UOL Tecnologia perguntando qual é o procedimento para medir a velocidade de sua internet. De acordo com o internauta, seu provedor de acesso tem deixado a desejar e ele acredita que estão oferecendo uma velocidade muito inferior ao plano contratado.
Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.
Há diversos sites que mostram a velocidade da conexão de internet. Um dos mais completos e populares é o Simet. Trata-se de uma página pública, que analisa sua rede detalhadamente e informa, entre outros dados, sua velocidade.
O site também dá nota ao serviço oferecido pelo seu provedor de internet. Para utilizar, basta incluir alguns dados pontuais (CEP, velocidade contratada, local) e pedir a análise. O recurso pede a instalação do Java para realizar o trabalho.
Nos testes realizados pelo UOL Tecnologia, o serviço contratado de 15 Mbps (megabits por segundo) apresentou como resultado a 5 Mbps – obviamente, abaixo do esperado, mas considerado pelo site uma boa taxa de transferência.
É importante lembrar que as companhias não são obrigadas a fornecer 100% da velocidade contratada, mas sim uma fração delas (o valor aumenta com o tempo, segundo um sistema de avaliação da banda larga fixa realizado pela Anatel).
Outras duas páginas que oferecem a medição de velocidade, mas que são extremamente mais “enxutas”, são a MinhaConexão e a TesteSuaVelocidade. Na primeira, basta entrar que o site automaticamente retorna os dados. Na segunda, o usuário deve clicar no botão “Iniciar teste” e aguardar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.