Topo

Jovem é presa por ciberbullying contra portadora de necessidades especiais

Do UOL, em São Paulo

31/10/2013 20h16

Uma adolescente de Plano, no Texas (EUA), foi apreendida sob suspeita de cometer ciberbullying (intimidação online) contra uma outra colega de escola de 18 anos, portadora de necessidades especiais.

A vítima do ciberbullying era Shea Shawhan, 18. A jovem sofreu danos no cérebro durante o parto, que ocasionam ataques epiléticos e também comprometeram o seu desenvolvimento – ela tem capacidade mental semelhante a de uma criança de oito anos.

Shea começou a receber mensagens de texto via celular (SMS) com conteúdo violento em fevereiro. Elas eram enviadas por meio de um serviço que escondia o remetente do SMS, mas a polícia conseguiu chegar até a suspeita rastreando seu número IP (identificação única ao acessar a internet). A identidade dela permanece sob sigilo.

“A Shea devia ter uma m***** de ataque epilético e morrer, porque as pessoas de West [escola onde ela estuda] não a querem lá”, dizia uma das mensagens enviadas ao iPhone da vítima. Vários outras sugeriam que Shea cometesse suicídio e diziam que ela iria “para o inferno”.

A mãe de Shea, Keri Shawhan, criou uma página no Facebook chamada “I’m with Shea” (Estou com Shea) para apoiá-la e denunciar a intimidação online contra a colega. Com mais de 83 mil fãs, a página alcançou notoriedade nacional, e levou a polícia a investigar o caso.

A suspeita era alguém conhecida por mãe e filha. “Quando a polícia me contou quem era a agressora, eu literalmente vomitei. Todas as mensagens passaram de novo pela minha cabeça”, afirma Keri.

A suspeita detida pela polícia será acusada de perseguição. “Ainda que os textos sejam maldosos, dolorosos, desnecessários e muito, muito preocupantes, o único crime que temos é o de perseguição”, lamentou David Tilley, porta-voz da polícia de Plano.

Ainda assim, Tilley disse que o caso era importante para mostrar a outros jovens agressores que eles podem ser rastreados. “Quero que eles saibam que mesmo usando serviços para se esconderem, isso só funciona por pouco tempo, porque estamos habilitados para desmascará-los.”