Topo

Smartphone com sistema Firefox tem jeitão de brinquedo e agrada pelo preço

Alcatel One Touch Fire tem tela de 3,5 polegadas, câmera de 3,2 megapixels e processador de 1 GHz - Divulgação
Alcatel One Touch Fire tem tela de 3,5 polegadas, câmera de 3,2 megapixels e processador de 1 GHz Imagem: Divulgação

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

17/01/2014 06h01

O Alcatel One Touch Fire parece um telefone de brinquedo – ou feito para brincar. Em plástico branco, levinho, um pouco lento e com um sistema operacional divertido e redondo (Firefox OS), ele tem preço da Casa da Barbie: R$ 200. O aparelho é vendido oficialmente na versão pré-paga somente pela operadora Vivo.

Direto ao ponto

Alcatel One Touch Fire
Dimensões: 11,5 x 6,23 x 1,22 cm; 108 gramas
Tela: 3,5 polegadas
Câmera: 3,2 megapixels
Plataforma: Firefox OS
Processador: 1 GHz
Memória RAM: 256 MB
Armazenamento: 512 MB (expansível a 32 GB)
Preço sugerido: R$ 200
Pontos positivos: barato; divertido; sistema fácil de operar; bateria dura bastante
Pontos negativos: hardware fraco; leva mais de três horas para carregar completamente

Até mesmo na inicialização, ele mantém o jeitão lúdico. Quando ligado, demora um pouco para carregar e, enquanto isso, aparece o mascote do Firefox com um rabo de fogo (não se engane pelo visual de raposa: trate-se, na verdade, de um panda vermelho).

Além dos ícones dos aplicativos arredondados, ele tem outro ponto “divertido”. Quando se troca de tela ou ele “pensa” até abrir um app, surge na interface um foguetinho (que faz as vezes das ampulhetas dos antigos Windows).

Internet

Entre os destaques do Firefox OS e do equipamento em geral está a bateria, que dura mais de três dias em uso moderado. Outro ponto que agradou bastante foi o sistema de busca integrado: ao digitar o que deseja, rapidamente ele separa os resultados por sites, indicados por ícones com os quais você provavelmente já está familiarizado.

Se o usuário quiser informações sobre Valesca Popozuda, por exemplo, o telefone retorna a pesquisa com ícones da Wikipédia, YouTube, Twitter, imagens ou notícias. Não há por que perder tempo: se quiser saber sobre a carreira da moça, clique na Wikipédia. Se desejar assistir a vídeos, vá ao YouTube. Últimas informações, o destino é notícias. O fundo da tela, ao mesmo tempo, já mostra fotos do objeto procurado.

Ainda sobre os pontos positivos do telefone, deve-se destacar sua interface com a internet. O navegador embutido é rápido e competente. O leitor de e-mails funciona de forma bastante satisfatória (abre mensagens sem engasgar). Os poucos aplicativos embarcados nele (e também disponíveis na lojinha MarketPlace (https://marketplace.firefox.com) quebram um galho.

Veja como funciona o sistema operacional Firefox OS

Entre os pontos negativos está a câmera, com capacidade de apenas 3,2 megapixel. Ela serve muito bem para redes sociais e para quase mais nada. Além disso, a tela sensível multitoque é um tanto áspera e, como é pequena, força o usuário a mirar bem antes de digitar.