Topo

Google explica falha que deixou Gmail e mais dez serviços inacessíveis

Do UOL, em São Paulo

27/01/2014 14h22

Uma falha interna em um software gerou uma configuração incorreta e deixou inacessíveis o Gmail e mais dez serviços do Google na última sexta-feira (24), segundo comunicado da empresa.

O erro, segundo a empresa, teve início por volta de 16h55 (horário de Brasília) da sexta-feira, mas foi solucionado cerca de meia hora depois. Em todo o mundo, o serviço de e-mail Gmail é usado por cerca de 450 milhões de pessoas.

“Um sistema interno que gera configurações – essencialmente, informações que dizem a outros sistemas como devem se comportar – se deparou com uma falha no software e gerou uma configuração incorreta”, explicou Ben Treynor, vice-presidente de engenharia do Google, em comunicado no blog da empresa.

Durante 15 minutos, a configuração errada foi enviada a serviços online, gerando falhas em cascata. As solicitações feitas pelos usuários foram ignoradas, causando a falta de acesso ao Gmail e outros serviços como o Google Talk, Hangouts, Agenda, Google Docs, planilhas, apresentações, grupos e outros sites.