Topo

Ferramenta extraoficial promete destacar tuítes postados na Campus Party

Do UOL, em São Paulo

28/01/2014 18h59

Um participante da Campus Party 2014, identificado apenas como Valente, criou um script no Twitter para destacar mensagens postadas durante o acampamento digital, realizado em São Paulo. Para isso,  o campuseiro criou uma ferramenta que posta automaticamente mensagens com a hashtag #cpbr7 – marcação oficial do evento no Twitter. O microblog condena esse tipo de prática.

Valente, que trabalha como desenvolvedor web, decidiu criar essa forma paralela, pois o meio de comunicação mais usado pelos campuseiros, segundo ele, está uma bagunça. Trata-se do DC++, um programa utilizado pelos participantes para compartilhar arquivos (jogos e séries, por exemplo) e que também tem uma ferramenta de chat.

"A galera vende salgadinhos, refrigerantes, cadeados para notebook dentro do DC++. Pensei, então, em uma solução para o pessoal publicar no Twitter,  pois tem mais alcance”. A ideia seria fugir desses “classificados” desorganizados para conseguir divulgar ideias e serviços relevantes.

O script permitiria programar 25 tuítes,  todos com a hashtag oficial , para serem postadas a cada três minutos no perfil próprio do usuário. Essa publicação seria feita aleatoriamente, durante um dia – Valente falou à reportagem que a “diária” custa R$ 45, mas o preço é negociável. A alta frequência nos post é importante, pois faz com que as mensagens fiquem em destaque para os usuários que buscarem a hashtag.

 A utilização de bots (como é chamado esse tipo de rotina) é proibida pelo Twitter. Segundo os termos de uso da rede social, o usuário não pode “interferir com os serviços através do uso de scripts para a criação de conteúdos” ou que “criem uma carga excessiva nestes”.

Como punição, o usuário pode ter sua conta bloqueada na rede social.