Galinha Pintadinha bate recorde com 1 bilhão de visualizações no YouTube
O desenho animado infantil “Galinha Pintadinha” tornou-se nesta segunda-feira (3) o canal com maior número de visualizações do YouTube Brasil. Eles atingiram a marca inédita de 1 bilhão de visualizações, desbancando canais de humor famosos como “Porta dos Fundos” e “Galo Frito”.
“O fenômeno da ‘Galinha’ é muito grande no Brasil. É possível comprovar ao ver que ele concorre com outros segmentos fortes, como o da música”, afirmou Sandra Jimenez, gerente de parcerias do YouTube Brasil.
Apesar da popularidade de canais de humor, Sandra não acha que o sucesso do canal foi à toa. Além disso, ela cita que há um apelo mundial para o consumo deste tipo de conteúdo voltado para o público infantil. “Cada vez mais os pais têm utilizado esses vídeos para entreter as crianças.”
Trajetória
A marca histórica no YouTube ganha significado maior, pois foi a partir dessa plataforma que a “Galinha Pintadinha” tornou-se viável. Em 2006, os diretores Juliano Prado, 42, e Marcos Luporini, 43, subiram um vídeo do desenho no serviço do Google para apresentar a produtores de TV. O projeto foi recusado, mas após seis meses já ultrapassava meio milhão de visualizações – quantidade grande para aquela época.
“A parte legal desse trabalho é o imponderável. Nós não temos uma explicação muito certa para o sucesso”, disse Marcos Luporini, diretor da Bromelia Filmes, empresa criadora do desenho animado.
Da rejeição em 2006 até 2014, a companhia hoje em dia licencia mais de 600 produtos. A lista inclui brinquedos, peças de teatro, atividades para shopping, DVD’s, ovos de páscoa, mochila e até tablet. Questionados sobre o faturamento da empresa, os criadores não revelaram valores.
Tablet da Gailnha Pintadinha é fabricado pela TecToy e vem com sistema operacional Android
Mesmo ao diversificar as receitas da companhia com vários produtos, o YouTube ainda é relevante para a empresa. Segundo os criadores da galinha, entre 10% e 15% do faturamento vem da plataforma de vídeos do Google.
“No início, as empresas só acreditavam em marcas que apareciam na TV. Elas apostaram na gente e descobriram um novo tipo de produto”, conta Juliano Prado, que também é um dos criadores da “Galinha Pintadinha”. O sucesso do desenho, basicamente, começou com a grande repercussão na internet e começou a invadir outros ramos.
“Angry Birds brasileiro”?
A trajetória percorrida pela “Galinha Pintadinha” lembra um pouco a do “Angry Birds”, da Rovio. A diferença é que o primeiro teve alcance local (só no Brasil) e o segundo, mundial. Após 51 aplicativos publicados, a companhia finlandesa acertou em cheio com o “Angry Birds” e, atualmente, licencia mais de 10 mil produtos com a marca em todo o mundo.
Até a forma de lidar com conteúdo não licenciado é comum às empresas. De acordo com os criadores da “Galinha”, eles não bloqueiam no YouTube arquivos postados por outros usuários envolvendo o desenho.
“Quando falamos no marco de um bilhão de visualizações, nos referimos apenas ao canal oficial. Se considerarmos o conteúdo postado por outros usuários, ultrapassamos isso há um tempo”, disse Prado.
Em entrevista realizada em 2012, um dos diretores da Rovio disse que não vê a distribuição de conteúdo não licenciado de forma negativa – a não ser que prejudique o consumidor. Para a companhia, os “produtos piratas” acabam sendo uma forma de divulgação.
Conquistando os pais
Mesmo não tendo uma “fórmula” para o sucesso, os criadores da “Galinha Pintadinha” especulam sobre quais podem ser as causas. A principal tem relação em atrair quem disponibiliza o conteúdo para as crianças.
“A principal audiência do canal são os pais, pois para fazer sucesso no meio infantil é necessária a aprovação deles. Isso ocorre, pois as músicas da ‘Galinha’ fazem parte do cancioneiro popular e isso cria uma identificação com a família”, afirmou Luporini.
A Bromelia Filmes conta com dois canais do desenho no YouTube em outras línguas. Um em espanhol, chamado “GallinaPintadita”, e outro em inglês, “Lottie Dottie”. Além disso, a empresa planeja o lançamento de um novo DVD ainda neste ano e pretende lançar um filme.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.