Topo

Falsos avisos alertam para proibição de palavrões e religião no Facebook

Falso aviso alerta para campanha contra palavrões no Facebook; outra versão proíbe religião   - Reprodução/Sophos
Falso aviso alerta para campanha contra palavrões no Facebook; outra versão proíbe religião Imagem: Reprodução/Sophos

Do UOL, em São Paulo

11/03/2014 09h50

A empresa de segurança Sophos divulgou um alerta desmentindo duas mensagens (em inglês) que vêm se espalhando pelo Facebook. Os textos afirmam que a rede social proibirá, a partir de 20 de março, palavrões e manifestações sobre religião. Aqueles que descumprirem as novas normas, diz o boato, terão suas contas bloqueadas.

A estrutura dos dois textos é parecida – eles são falsamente assinados por Mark Zuckerberg, diretor-executivo do Facebook. Os comunicados dizem que a proibição foi estabelecida a pedido de “novos anunciantes”. No caso dos palavrões, eles queriam um ambiente mais “limpo”. No texto sobre o banimento da religião, a exigência seria por uma rede mais “lógica” e “adulta”.

Ainda segundo o falso boato, as contas bloqueadas por esses motivos serão investigadas. O texto diz que, se o usuário continuar cometendo a infração, seu perfil será encerrado e ele será permanentemente banido do site.

Além de desmentir o boato, a Sophos orienta os usuários a não espalhar mensagens em redes sociais sem ter a certeza que são verdadeiras.