Topo

Britânico se vinga e encaminha toda a obra de Shakespeare via SMS

Edd Joseph, 24, pretende enviar ao celular de suposto vendedor todas as obras de Shakespeare - Reprodução/Bristol Post
Edd Joseph, 24, pretende enviar ao celular de suposto vendedor todas as obras de Shakespeare Imagem: Reprodução/Bristol Post

Do UOL, em São Paulo

19/03/2014 12h05

Em entrevista à publicação “Bristol Post”, um designer britânico afirmou estar usando a tecnologia como ferramenta de vingança. Irritado por comprar um PlayStation 3 que nunca foi entregue, Edd Joseph, 24, passou a enviar para o suposto vendedor toda a obra de Shakespeare em mensagem de texto via celular. O videogame e alguns jogos custaram 80 libras (cerca de R$ 310).

O plano de telefonia de Joseph (37 libras ou R$ 144 mensais) permite envio ilimitado de SMS. Ele descobriu que consegue copiar na internet textos enormes e encaminhá-los para o remetente apertando “enviar” uma única vez. A pessoa, no entanto, recebe o conteúdo dividido em 160 caracteres. “Significa que os 37 livros de Shakespeare serão entregues em 29.305 torpedos”, calculou a publicação (a reportagem não informa se ele pode ser punido por isso).

Até o momento, Joseph encaminhou ao suposto vendedor 22 peças, incluindo “Hamlet”, “Macbeth” e “Otello” – isso teria rendido 17.424 SMS. Ele afirma que enviará as outras 15 obras nos próximos dias, para que o telefone do adversário dispare alertas durante cerca de uma semana.

O plano começou a ser colocado em prática na quinta-feira (13). Desde então, Joseph disse ter recebido algumas respostas de sua vítima. “A primeira veio em cerca de uma hora e, depois, houve outras mensagens abusivas. O telefone dele deve ter apitado constantemente por horas.” O homem também teria feito ligações de tom agressivo para o comprador.

“Fiquei realmente irritado e pensei em formas de ter algum poder [nessa situação], pois me senti impotente. Minha primeira ideia foi fingir que sabia onde ele [o vendedor morava], mas considerei que era um clichê e não o preocuparia. Depois, me ocorreu que posso copiar textos da internet e transformá-los em torpedos”, contou.

A compra mal-sucedida foi realizada há duas semanas, segundo o “Bristol Post”. Joseph fez uma transferência bancária, mas não recebeu os produtos. Ele foi até a polícia, e as autoridades disseram que as chances de identificar o vendedor eram pequenas. Foi então que ele pensou na estratégia dos spams.

“Vou continuar fazendo isso. No mínimo, estarei compartilhando um pouco de cultura com alguém que não parece ter muita”, cutucou. Ele ainda brincou, dizendo não ser fã de Shakespeare, mas que agora tem preferência pelos textos longos do autor.