Estudo mostra elementos que fazem de uma foto popular na internet
O pesquisador Aditya Khosla, estudante de ciência da computação do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts, nos EUA), descobriu os elementos que fazem uma foto popular na internet. No estudo ”what makes an image popular?” (o que faz uma imagem popular?), ele diz ter descoberto que determinadas cores e elementos ajudam a definir o sucesso em visualizações de uma imagem.
Khosla analisou 2,3 milhões de imagens disponibilizadas no Flickr (serviço que permite guardar imagens na internet). De acordo com o pesquisador, imagens sensuais têm grande apelo. Entre as fotos analisadas, as que mais tinham visualização contavam com elementos como biquíni, sutiã, minissaias e armas de fogo.
No que diz respeito a cores, o pesquisador concluiu que tons claros atraem mais, sobretudo nas cores rosa e amarela.
Outra conclusão do estudo diz que as pessoas gostam de ver gente em fotos. Logo, imagens com gente reunida costuma ter mais visualizações que selfies (autorretratos), em que apenas uma pessoa aparece.
Khosla diz que seu algoritmo para análise de imagens é o único que considera as relações de complexidade da foto, e não só o caráter social. Se alguém tem mais seguidores em uma rede social, claramente uma imagem vai ser mais visualizada. No entanto, o pesquisador tentou analisar os elementos contidos na imagem que as tornam tão populares.
Segundo o pesquisador, esses elementos podem ajudar na distribuição de conteúdo em mídias sociais, em escolher selfies e na propaganda.
Parte do estudo “What makes an image popular?” está disponível em formato PDF no site do MIT (em inglês).
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