Topo

Michel Teló é o famoso mais usado como isca em ataques virtuais, diz McAfee

Cantor sertanejo Michel Teló é a celebridade brasileira mais usada como isca por cibercriminosos, segundo a McAfee - Reprodução/Instagram/realtatafersoza
Cantor sertanejo Michel Teló é a celebridade brasileira mais usada como isca por cibercriminosos, segundo a McAfee Imagem: Reprodução/Instagram/realtatafersoza

Do UOL, em São Paulo

01/10/2014 17h14Atualizada em 01/10/2014 19h49

Um estudo publicado pela empresa de antivírus McAfee nesta quarta-feira (1º) concluiu que o cantor sertanejo Michel Teló é a celebridade mais utilizada na web como alvo para enganar os usuários. No ranking feito pela companhia, constam o sertanejo Luan Santana, a cantora Ivete Sangalo e o apresentador Luciano Huck.

Segundo a pesquisa, 15,65% dos resultados de buscas feitos com o nome de Teló resultam em links com algum tipo de conteúdo perigoso. As principais ameaças encontradas foram spywares (programas que espionam as atividades no computador), adware (anúncios de propaganda com conteúdo perigoso) e phishing (técnica que consiste no roubo de informações de um usuário).

Após Teló, o ranking de celebridades brasileiras mais perigosas é composto, em ordem, por: Luan Santana (15,19%), Viviane Araújo (15,09%), Anitta (14,63%), Ivete Sangalo (12,5%), Ísis Valverde (11,57%), Sabrina Sato (11,48%), Gaby Amarantos (11,11%), Dunga (10,37%) e Luciano Huck (9,72%).

O uso de assuntos ou pessoas que estão em voga como isca para enganar usuários é conhecido como "engenharia social". Tendo a atenção dos internautas, os cibercriminosos tentam infectar o computador de vítimas para roubar dados bancários, por exemplo.

Para evitar a infecção, a McAfee recomenda que o usuário não baixe arquivos de sites suspeitos. Além disso, a companhia alerta para o cuidado com o termo "downloads gratuitos" em buscas, pois esse é um dos resultados com o maior número de links infectados.

Também é recomendado confirmar o endereço do site que se vai clicar. Para isso, a empresa sugere passar o cursor do mouse sobre o link para verificar se é o site correto e se tem erros de ortografia.

Por fim, o usuário deve evitar fazer login ou compartilhar informações em sites suspeitos. Se receber uma mensagem ou SMS de um site que solicita suas informações para ter acesso a algum conteúdo exclusivo (como ver fotos de um acidente), não forneça seus dados.