Debate sobre cotação da BlackBerry é retomado após notícia de lance
Quanto a Blackberry Ltd. vale realmente? A velha pergunta está de volta.
A fabricante de aparelhos móveis recebeu uma injeção de ânimo na quarta-feira quando a Reuters, citando documentos e uma fonte não identificada, informou que a Samsung Electronics Co. se aproximou da empresa com uma oferta inicial de compra de US$ 13,35 a US$ 15,49 por ação. Tanto a BlackBerry quanto a Samsung negaram a notícia.
No topo da faixa de preço informada, a BlackBerry valeria cerca de US$ 7,1 bilhões após subtrair o caixa líquido, ou 24 vezes seus lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização nos últimos 12 meses, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. A última vez que os investidores atribuíram uma cotação tão alta à BlackBerry, a empresa ainda era a líder do mercado de smartphones: seus aparelhos controlavam a metade do mercado e o iPhone, da Apple Inc., ainda não vendia mais do que eles.
Desde então, a participação de mercado da BlackBerry encolheu para cerca de 1 por cento.
"É muito dinheiro por uma empresa que tem uma fatia de mercado de cerca de 1 por cento nos EUA", disse Roger Entner, analista da Recon Analytics, em Dedham, Massachusetts, em entrevista por telefone. "Deus a abençoe se ela está recebendo esse valor, mas é muito dinheiro por uma empresa que não está indo a lugar nenhum".
Com base na receita, a oferta potencial é um múltiplo de 1,9, algo que as ações da BlackBerry não atingiram desde o início de 2011, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.