Windows 10 aparece tímido em evento e com cara parecida com versão anterior
No primeiro ano como dona da divisão móvel da Nokia, a Microsoft, praticamente, escondeu os poucos dispositivos com Windows 10 em seu estande no Mobile World Congress, evento de tecnologias móveis realizado em Barcelona (Espanha). Para ajudar, a versão Technical Preview (ainda em desenvolvimento), pelo menos em smartphones, tem tela inicial praticamente igual ao Windows Phone 8.
Levou um tempo para identificar a diferença mais expressiva --que é a possibilidade de o usuário poder usar uma foto própria no fundo da tela inicial. O fato é que o sistema está em testes e boa parte de suas novidades ainda estão em desenvolvimento. Foi necessário a reportagem perguntar para um dos expositores onde estava.
Comparado com a versão anterior, os destaques do Windows 10 são a assistente pessoal Cortana, a possibilidade de fazer blocos dinâmicos de diversos tamanhos e a função que exibe um programa recém-instalado na área de aplicativos.
A área de notificações recebeu novos recursos. Antes, só era possível apagar "todos os avisos". Com a nova versão, o usuário pode apagar todos ou selecionar os que quer dispensar. O atalho (na parte superiora da tela) continua exibindo quatro itens na área de notificações. No entanto, agora esse menu se expande para até 12.
Outro ponto do Windows 10 é a integração entre os dispositivos. Tudo que é feito em um aparelho é espelhado para outros. No estande da empresa, por exemplo, havia um Lumia 830 com o Windows 10 Technical Preview que ficava sincronizando informações com um tablet Surface, que também estava com a versão de testes da plataforma.
O sistema Windows 10 deve ser lançado ainda em 2015. Com ele, a Microsoft quer ter uma mesma plataforma para tablets, smartphones e computadores. A ideia da companhia é ter um software que funcione em todos os tipos de dispositivos e se adapte a cada realidade.
Novos aparelhos da Microsoft
Além da prévia do sistema, um dos destaques da Microsoft no evento foi o lançamento de dois smartphones da série Lumia: os modelos Lumia 640 e 640 XL.
O Lumia 640 tem processador quad-core (de quatro núcleos) de 1,2 GHz, 1 GB de memória RAM, tela de 5 polegadas, câmera de 8 megapixels traseira e uma frontal de 1 megapixel, 2500 mAh de bateria ((miliampéres)), 8 GB de memória (extensível com cartão de memória microSD até 128 GB). O preço sugerido do aparelho no mercado europeu é de 139 euros para a versão 3G e 159 euros para a versão 4G.
Já o 640 XL é um modelo mais parrudo (por isso o termo XL, que em inglês significa "extra grande"). A tela do aparelho é de 5,5 polegadas. Ele tem processado quad-core de 1,2 GHz, 1 GB de memória RAM, câmera traseira com lente Carl Zeiss de 13 megapixels e bateria de 3.000 mAH. Na Europa, ele deve custar 189 euros (versão 3G) e 219 euros (versão 4G).
Os dois aparelhos vêm com um ano de assinatura gratuita do pacote Office 365. O Lumia 640 XL vai começar a ser vendido ainda em março, enquanto o Lumia 640 terá comercialização em abril.
* O jornalista do UOL viajou a convite da Samsung.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.