Topo

Facebook quer que Messenger substitua serviço de atendimento ao consumidor

Através da ferramenta Business on Messenger, Facebook quer que empresas de e-commerce usem bate-papo para se comunicar com clientes - Reprodução
Através da ferramenta Business on Messenger, Facebook quer que empresas de e-commerce usem bate-papo para se comunicar com clientes Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/03/2015 16h11Atualizada em 18/07/2020 03h53

Em evento para desenvolvedores realizado nesta quarta-feira (25), o Facebook anunciou algumas novidades para o aplicativo Messenger. Com as mudanças, desenvolvedores poderão criar apps para serem integrados à ferramenta de bate-papo da rede social. Além disso, a companhia quer que a plataforma seja usada por empresas como uma espécie de serviço de atendimento ao consumidor.

"Lançamos o Messenger há uns quatro anos para ajudar as pessoas a se expressarem de novas formas. Com o tempo, permitimos compartilhar a localização, adesivos, vídeos e ligações. Inclusive, nós já somos responsáveis por 10% das ligações globais de VoIP (voz sobre IP)", disse Mark Zuckerberg, diretor-executivo e fundador do Facebook, sobre a importância da ferramenta durante a apresentação.

SAC via Messenger do Facebook

A ferramenta Business on Messenger quer mudar a comunicação na relação entre empresas de comércio eletrônico e consumidores. "Atualmente, as pessoas ligam para um estabelecimento quando têm alguma dúvida. Pense se você puder apenas mandar uma mensagem pelo Facebook para comunicar-se diretamente com ela", afirmou Zuckeberg.

Ainda em fase de testes com alguns parceiros, a plataforma permitirá que empresas entrem em contato com seus clientes pelo Messenger. Dessa forma, em vez de um e-mail, uma companhia pode enviar notificações para o smartphone do usuário informando o status da entrega, por exemplo.

Outra possibilidade exibida durante o evento é a de o consumidor fazer alterações de pedido pelo Messenger. Ao comprar um item, será possível adicionar outro diretamente na ferramenta de bate-papo.

Com integração de apps ao Messenger, será possível enviar gifs animados, por exemplo, pela ferramenta - Divulgação - Divulgação
Com integração de apps ao Messenger, será possível enviar gifs animados, por exemplo, pela ferramenta
Imagem: Divulgação

A facilidade da ferramenta, que deve ser integrada ao Facebook, é que a empresa já vai saber os dados do cliente. Assim que receber alguma reclamação ou pedido adicional, ela terá informações suficientes para saber como proceder.

Aplicativos integrados ao Messenger

Ao "abrir" a plataforma do Messenger, a companhia quer que desenvolvedores façam programas para enriquecer a comunicação no aplicativo.

Um dos exemplos mostrados durante a apresentação foi o "Giphy for Messenger", um programa disponível para iOS que permite enviar gifs animados via bate-papo.

Ao receber esse tipo de conteúdo, a ferramenta mostrará ao usuário qual programa foi usado e proverá um link para ele baixar o aplicativo.

A maioria dos aplicativos exibidos tem relação com o envio de gifs, criação de emojis, colagens de fotos ou envio de mensagens de voz.