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Lançamento do Apple Watch marca nova estratégia varejista da Apple

24.abr.2015 - Consumidores fazem fila em frente à Apple Store de Berlim (Alemanha) para comprar o Apple Watch - Hannibal Hanschke/Reuters
24.abr.2015 - Consumidores fazem fila em frente à Apple Store de Berlim (Alemanha) para comprar o Apple Watch Imagem: Hannibal Hanschke/Reuters

Tim Higgins, Takashi Amano e Amy Thomson

24/04/2015 15h35

O Apple Watch chega às lojas nesta sexta-feira. Mas isso não significa que você possa simplesmente entrar em uma Apple Store e comprar um.

O lançamento do primeiro aparelho novo da Apple Inc. em cinco anos está parecendo mais um evento do mundo da moda do que do campo da tecnologia. Desta vez, não haverá longas filas de amantes fiéis dos aparelhos esperando horas e dias para comprar o mais novo produto da empresa com sede em Cupertino, Califórnia.

A Colette, de Paris, a Dover Street Market, de Londres e a Isetan, de Tóquio, estão entre as exclusivas lojas de departamentos que participarão do lançamento internacional do Apple Watch, que custa de US$ 349 a US$ 17.000 pela versão de ouro. Essas lojas, e uma quantidade não divulgada de revendedores autorizados, podem ser os únicos lugares onde as pessoas realmente vão poder comprar o novo relógio inteligente. As Apple Stores só estão exibindo o aparelho e a empresa está pedindo que os clientes façam o pedido pela internet.

"É uma jogada clássica da indústria da moda", disse Howard Feller, sócio da MMG Advisors, um banco de investimento especializado em varejo, joias e moda, em referência ao lançamento do Apple Watch. "Esses lugares marcam as tendências, é onde as novas marcas são lançadas e onde o consumidor que é absolutamente hipersensível às últimas tendências da moda vai conferir as novidades da temporada. Tudo do mundo da moda começa aí".

Angela Ahrendts, diretora de vendas on-line e varejistas da Apple, instruiu funcionários de oito países e de Hong Kong a direcionar os compradores para o site para comprar o aparelho, que tem uma tela de toque e funciona em conjunto com um iPhone para os serviços de mensagens, informações de orientação e outros aplicativos. Inicialmente, o Apple Watch não estará disponível para compra nas Apple Stores no primeiro dia, disse ela em uma videoconferência que surgiu nesta semana.

Mundo da moda

O lançamento do Apple Watch é parte de uma estratégia mais ampla que visa tornar o aparelho mais atraente para o mundo da moda. Para isso, a Apple comprou um grande anúncio de página dupla na edição de março da revista Vogue, exibiu o aparelho na Colette durante a semana de moda do último outono europeu e contratou diversos executivos desse setor, incluindo Ahrendts, ex-CEO da Burberry Group Plc.

O relógio também pode ser visto antecipadamente em outras lojas de luxo, como as Galerias Lafayette, em Paris, onde mais de 50 por cento do tráfego é de turistas chineses e estrangeiros, de acordo com Erinn Murphy, analista da Piper Jaffray Cos.

"Em algumas dessas cidades, seja Paris ou Londres, também há uma impressionante quantidade de turistas do mundo todo fazendo compras", disse Murphy. "Isso ajuda a fortalecer a marca internacionalmente".

Lojas exclusivas

As vendas do Apple Watch podem chegar a quase 14 milhões de unidades neste ano, de acordo com a média de estimativas de cinco analistas consultados pela Bloomberg. Na Dover Street Market, é necessário marcar hora e cada cliente pode comprar apenas um aparelho. "Pedimos que por favor não façam filas", disse a empresa em seu site.

Na Isetan, que fica no distrito de compras Shinjuku, em Tóquio, a vitrine do Apple Watch está localizada no térreo, onde são vendidos joias e cosméticos, perto de marcas como Cartier e Prada.

"O conceito da Isetan Shinjuku é ser o melhor museu de moda do mundo", disse Makoto Yamada, porta-voz da Isetan Mitsukoshi Holdings Ltd. Em uma tarde recente, um jovem casal, um jovem homem de negócios e uma mãe com seu bebê foram vistos experimentando o relógio. Até o dia 26 de abril, no entanto, a Isetan só está vendendo relógios aos clientes que reservaram com antecedência, de acordo com o site da empresa.

"Eles estão começando pelo topo por causa do efeito dominó", disse Robin Lewis, CEO da The Robin Report e um dos autores de "The New Rules of Retail: Competing in the World's Toughest Marketplace" ("As novas regras do varejo: concorrer no mercado mais difícil do mundo", em tradução livre), que analisa a estratégia de marketing da Apple. "A escassez cria uma demanda maior e mais intensa".

Título em inglês: 'Apple Watch Debut Marks a New Retail Strategy for Apple'

Para entrar em contato com os repórteres: Tim Higgins, thiggins21@bloomberg.net Takashi Amano, tamano6@bloomberg.net Amy Thomson, athomson6@bloomberg.net