Topo

Prótese feita com impressora 3D salva tartaruga em extinção após acidente

Do UOL, em São Paulo

18/05/2015 20h30

Mesmo após perder parte da mandíbula superior e inferior, uma tartaruga da espécie cabeçuda, de 45 kg, conseguiu sobreviver a um acidente marítimo graças a uma prótese criada por uma impressora 3D. O animal em extinção foi encontrado nas águas da cidade portuária de Marmaris, no sudoeste da Turquia.

"Sem a mandíbula é improvável que a tartaruga teria sobrevivido. Neste caso, o animal não seria capaz de se alimentar por conta própria", disse Yakup Kaska, especialista em tartarugas marinhas da Universidade de Pamukkale, responsável pelo trabalho de resgate e reconstituição do animal, que foi batizado de AKUT3. 

Tartarugas dessa espécie normalmente comem marisco, como lagostas e caranguejos, contando com a poderosa mandíbula em forma de bico para esmagar as conchas duras de seus alimentos. No entanto, sem o lado direito da mandíbula, os especialistas informam que AKUT3 teria morrido rapidamente.

A equipe de resgate da universidade turca acredita que o animal tenha sido atingido acidentalmente pela hélice de um navio. E, para permitir que ele pudesse voltar a viver em seu habitat natural, os profissionais decidiram recorrer a uma empresa médica de impressão 3D. "Essa nova tecnologia pode significar a volta da AKUT3 para o mar."

Com as imagens detalhadas dos ossos quebrados da tartaruga e a ajuda de informações sobre a anatomia da espécie, foi possível reconstruir a mandíbula e criar uma prótese de titânio. A impressão da prótese levou oito horas.

Já a cirurgia de implante durou cerca de duas horas e meia. Segundo os veterinários, a AKUT3 passa bem e deve ser liberada para a natureza assim que estiver totalmente recuperada.