Topo

Versão Web do Skype é liberada para usuários de todo o mundo

Do UOL, em São Paulo

15/06/2015 15h39

O Skype anunciou nesta segunda-feira (15) ter liberado a versão web do aplicativo para usuários de todo o mundo. Até as duas últimas semanas, o serviço estava disponível apenas nos Estados Unidos e no Reino Unido. 

A novidade permite a realização de chamadas de voz e vídeo, bem como a troca de mensagens de texto, em um PC sem a necessidade da instalação do aplicativo do Skype. Os demais recursos da ferramenta --como excluir contatos, fazer chamadas para telefones fixos e celulares-- ainda não estão disponíveis na versão web, mas, segundo a empresa, em breve, devem ser adicionados. 

Para acessar a versão beta da ferramenta no navegador, basta entrar em web.skype.com. Ao indicar o usuário e a senha da conta usada na versão mobile, todos os dados --como histórico de conversas e contatos-- ficam visíveis. Para fazer chamadas de voz ou vídeo, será preciso ainda baixar um plugin.

As notificações são exibidas na área de trabalho, desde que o usuário autorize o recurso (a permissão é pedida ao usuário no primeiro acesso, antes mesmo da sincronização do dados da conta).  

De acordo com a empresa, o recurso está disponível em 30 diferentes idiomas: árabe, búlgaro, checo, dinamarquês, Inglês, alemão, grego, espanhol, estónio, finlandês, francês, hebraico, hindi, húngaro, indonésio, italiano, japonês, coreano, norueguês, holandês, polonês, português (Brasil), português (Portugal), romeno, russo, sueco, turco, ucraniano, chinês simplificado, chinês tradicional.

No primeiro acesso, todas as informações ficam disponíveis em inglês. Para mudar o idioma, no entanto, há uma opção no canto inferior esquerdo. Nos testes do UOL Tecnologia, no entanto, não foi possível fazer a alteração, já que a pagina em português (Brasil) "não estava disponível". Caso facilite, a opção português (Portugal) está ativa.  

As mensagens instantâneas, segundo o Skype, também podem ser acessadas pelos Chromebooks e Linux. Para esclarecer possíveis dúvidas sobre o uso da nova versão --ainda em desenvolvimento--, há um ícone de "Perguntas Frequentes" no canto inferior esquerdo.