Saiba como resolver problemas no áudio de vídeos de extrema qualidade
O leitor Mauri entrou em contato com o UOL Tecnologia relatando um problema com arquivos de vídeo MKV --formato que preserva a extrema qualidade. De acordo com o internauta, quando ele tenta passar filmes com essa extensão em sua TV, via pendrive, o áudio não funciona. As imagens aparecem claramente. O som, não.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.
O problema ocorre porque muitos televisores não suportam formatos de áudio embutidos em vídeos de alta definição (normalmente, DTS). A solução mais prática é usar um software para transformar a faixa de áudio em um formato que o televisor aceite. Normalmente, extensões AAC e AC3 são palatáveis a TVs em geral (para saber exatamente, será necessário ler o manual do seu eletrônico).
Um programa que permite realizar essa operação facilmente é o PopCorn MKV AudioConverter. O executável pode ser adquirido, gratuitamente, aqui (http://audioconverter.heartware.dk/). O arquivo compactado, neste link (http://www.heartware.dk/AC.ZIP). Ambos são iguais.
O software funciona de forma bastante simples. Depois de instalá-lo, rode-o. Na primeira inicialização, ele perguntará se deseja baixar um pacote de plugins. O ideal é aceitar. Quando ele estiver pronto, basta encontrar o vídeo em MKV que deseja mudar o áudio (use o botão Browse) e, depois, clicar em Run.
Ele converterá somente o “som” do filme para, por padrão, AAC e o processo levará alguns minutos (de acordo com o hardware de seu computador e do tamanho do filme). Quando terminar, basta salvar o arquivo no pendrive e levar à TV.
Nos testes do UOL Tecnologia, o programa cumpriu o que prometeu sem grandes percalços. Eventualmente, a operação demorou a ponto de dar a impressão de ter travado o software e o PC, mas bastou aguardar para que tudo se resolvesse sozinho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.