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Microsoft lança Office que possibilita a criação de arquivos conjuntos

Do UOL, em São Paulo

22/09/2015 09h01Atualizada em 16/10/2015 17h16

A Microsoft lançou nesta terça-feira (22) a versão 2016 do pacote Office, o primeiro desenvolvido após a chegada do Windows 10. O programa ganhou uma série de recursos projetados para levar os aplicativos de produtividade para a era da computação em nuvem. As novidades estarão liberadas gratuitamente para usuários do Office 365 a partir de hoje.

Com a atualização, o software passa a permitir que várias pessoas trabalhem juntos em um mesmo documento e incorpora uma seção "Grupos" para facilitar a construção colaborativa de projetos. A novidade é uma resposta da Microsoft ao sucesso de serviços baseados na internet, como o Google Docs e o Slack -- que se tornaram grandes concorrentes da empresa.

"A forma como as pessoas trabalham mudou drasticamente, e é por isso que a Microsoft está focada em reinventar processos de produtividade e de negócios para o mobile", disse o diretor-executivo da Microsoft, Satya Nadella, ao apresentar as novidades do software.

O Office 2016 também adiciona a ferramenta "Tell Me" no Word e no Excel que permite que os usuários façam pesquisas rápidas de suas funções. Inclui ainda melhorias para o Outlook que passa a priorizar e-mails importantes e a incorporar o Skype como vídeo serviço de chamada.

Histórico Microsoft Office

Bill Gates apresentou o Microsoft Office --que se resumia a integração do Word, Excel e Power Point-- pela primeira vez em 1988. Mas, passados 27 anos, o programa já coleciona outras 13 edições. A última delas lançada em 2013.

Definido na época como "um bom conjunto de pequenas novidades", o Office 2013 ganhou um modo especial para telas sensíveis ao toque, que aumentava o tamanho de elementos como botões e ícones para facilitar o uso dos dedos. O recurso, no entanto, não transformava o Office em um software ideal para trabalhar com toques.

A última versão do programa também passou a ser mais integrado à nuvem e às redes sociais. Ainda assim a grande novidade do Office 2013 ficou por conta de um novo modelo de venda, que passou a ser disponível também para pessoa física por R$ 179 por ano ou R$ 18 por mês.