Topo

Conheça os modelos de smartphones que contam com as melhores câmeras

Maria Beatriz Vaccari

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/10/2015 06h00Atualizada em 19/09/2018 09h45

Há alguns anos que a evolução das câmeras em smartphones têm levado grande parte dos consumidores a trocar as máquinas digitais pelos dispositivos móveis. Além de oferecer imagens de alta qualidade, os aparelhos vêm acrescentando e aprimorando recursos avançados como filtros, foco seletivo e até configuração manual de fatores como ISO, velocidade do obturador e compensação do branco.

O UOL Tecnologia testou e comparou os melhores recursos fotográficos de quatro aparelhos com câmeras consideradas mais potentes que a média dos celulares. Os dispositivos, indicados pelas próprias fabricantes, são o Samsung Galaxy S6 Edge +, o Motorola Moto X Play, o LG G4 e o Sony Xperia Z3 + Dual, que foram avaliados por 10 dias.

A reportagem procurou a Apple e a Microsoft para indicarem modelos das linhas iPhone e Lumia, respectivamente, mas as empresas não enviaram nenhum aparelho para os testes.

Quando se fala em fotografia, vale lembrar que a quantidade de megapixels, mesmo sendo importante, não garante maior qualidade aos retratos. De qualquer forma, o dispositivo com a maior quantidade de megapixels em sua câmera traseira, entre os avaliados, é o Moto X Play, com 21 MP. Em seguida aparece o Xperia Z3 + Dual (20.7 MP). Galaxy S6 Edge + e G4 empatam com 16 MP cada.

Imagem

No quesito qualidade de imagem (apresentadas na tela do computador e impressas), o LG G4 foi o que apresentou as fotos com cores mais apagadas. O smartphone que obteve o resultado com cores mais vibrantes foi o Galaxy S6 Edge +, seguido do Moto X Play e Xperia Z3 + Dual. Entretanto, quando avaliadas no próprio display dos telefones, o G4 não ficou em último. O display do aparelho mostrou imagens melhores do que as feitas com o XperiaZ3 + Dual.

Além de permitir que os retratos sejam salvos no tradicional formato JPEG, o G4 e o Galaxy S6 Edge + contam com uma configuração que guarda as imagens em RAW. Por permitir uma edição mais precisa e sem a perda de detalhes, esse formato é muito usado por pessoas que trabalham com audiovisual.

Zoom e flash

Durante os testes, a qualidade do zoom do Galaxy S6 Edge + se mostrou a mais cumpridora. O smartphone aumenta a imagem em até oito vezes, e mesmo assim, consegue captar detalhes à distância.

A qualidade do zoom do Moto X Play também chamou a atenção. Entretanto, o smartphone aproxima a imagem em no máximo quatro vezes. Ativado com um gesto de pinça com os dedos ou deslizando o dedo indicador na lateral da tela, o gesto de zoom falhou em praticamente todas as vezes. Foi preciso repetir o processo para conseguir aproximar os retratos ao máximo.

Em nota, a Motorola afirmou que "se o usuário fizer o movimento de pinça na vertical, um dos dedos pode ser confundido com o movimento de zoom com um dedo, mas nem sempre [o gesto] funciona, e às vezes, o zoom faz ao contrário do movimento de pinça. (...) Ou seja, para fazer zoom na câmera dos produtos Motorola, o comando correto é fazer o movimento com apenas um dedo para cima e para baixo, conforme as dicas do próprio app".

No quesito zoom, o smartphone da Sony se mostrou o pior. Os retratos aproximados ficaram com a imagem muito mais pixelada em relação aos outros. Além disso, alguns detalhes do cenário nem apareceram na foto.

Os flashes se mostraram cumpridores em todos os aparelhos testados. O recurso clareou bem as imagens, que tiverem resultados mais esbranquiçados nos dispositivos da Motorola e da LG. Ao contrário deles, a luz do Galaxy S6 Edge + foi a única que deixou a imagem com bastante sombreamento.

Vídeos

Os quatro celulares apresentaram boa qualidade de vídeo durante a captação de movimentos bruscos. Durante os deslocamentos, o foco se estabeleceu rapidamente e conseguiu captar detalhes do cenário.

Na filmagem convencional com zoom, o Xperia Z3 + Dual se mostrou fraco durante as fotos. Entretanto, a função melhorou significativamente quando a filmagem em 4K foi ativada. O smartphone também permite que o usuário use a função Múltiplas Câmeras para captar uma imagem a partir de diferentes ângulos. O processo é feito em conjunto com outro dispositivo Xperia ou câmeras da Sony por meio de conexão Wi-Fi/NFC.

Recursos

Exceção ao aparelho da Sony, todos apresentam acesso fácil à função de configurações manuais, que simula os recursos de uma câmera profissional. Com ela, é possível alterar características como o valor ISO e a compensação de branco. O LG e o Samsung ficam na frente por permitir que o usuário modifique também a velocidade do obturador.

O G4 apresenta uma lente com abertura F 1.8, que capta mais luz. A função QuickShot serve para facilitar a vida do usuário, e ativa a câmera rapidamente depois de dois cliques para baixo no botão de volume.

A função que mais se destacou no Galaxy S6 Edge + foi o foco seletivo, que funcionou perfeitamente e resultou em retratos de aparência profissional. Já o Moto X Play chamou a atenção pela possibilidade de configurar o brilho diretamente na tela principal da câmera. Além disso, o aparelho é resistente a respingos de água.

Enquanto isso, o smartphone da Sony conta com proteção à prova d’água. Por isso, os usuários não precisam se preocupar quando decidem tirar fotos na chuva, na piscina ou em qualquer outro ambiente que possa molhar o aparelho para valer.