Acorda com as notificações do seu celular? Aprenda a desativá-las à noite
O uso de eletrônicos horas antes de dormir e as notificações noturnas --seja por aviso sonoro ou luminoso-- podem atrapalhar seu sono. O efeito nocivo da iluminação das telas já é conhecido há alguns anos. Em 2012, uma pesquisa do Instituto Politécnico Rensselaer, em Nova York, mostrou que a luminosidade interfere na produção de melatonina, hormônio responsável por regular o sono.
Quem não consegue se desconectar, mas precisa de noites bem dormidas, conta com alguma ajuda do desenvolvimento da tecnologia. Empresas de eletrônicos têm se dedicado a produzir aparelhos menos agressivos ao corpo humano. Por isso, a Apple investiu na formulação do modo noturno do iOS 9.3. Quando a noite vai caindo, a luminosidade da tela muda para tentar causar menor impacto aos olhos e no sono dos usuários.
Quem usa Android pode desligar as notificações e usar aplicativos para gerenciar a luminosidade da tela. Que tal colocar seu celular no modo "não perturbe" e dar uma chance à qualidade de vida?
O modo de desligar as interrupções varia de acordo com a versão do Android. Para descobrir qual a versão de seu smartphone, abra as configurações de seu dispositivo e selecione "Sobre o smartphone" ou "Sobre o tablet". O número aparece em "Versão do Android".
Um dispositivo com sistema operacional Android versão 5.0 ou mais recente pode silenciar todas as notificações, exceto os alarmes, e receber chamadas e mensagens apenas dos contatos pré-selecionados.
Se esse é o seu caso, selecione as configurações de seu smartphone, depois em "Sons e notificações" e toque em "Não perturbe". Depois, escolha "Somente alarmes". No menu, surgirá opções para que a nova configuração dure por um período específico.
Controle de luminosidade
Existem diversos aplicativos que gerenciam a luminosidade da tela de seu smartphone ou tablet. Eles têm efeitos parecidos, se diferenciando nas complexidades das funções por serem gratuitos, pagos ou requererem acesso root.
O Lux Lite não necessita de acesso root e está disponível gratuitamente, mas possui algumas funções que estão disponíveis apenas para a versão paga. Compensa testar a versão gratuita e pensar se há a necessidade de pagar por todos os recursos.
Esse aplicativo muda a luminosidade e a tonalidade da tela de seu smartphone de acordo com o horário ou por alterações manuais. Você pode estar em um lugar escuro durante o dia e optar por mudar a iluminação do display.
Na versão paga, por exemplo, o app usa a câmera para se adaptar à luz ambiente, facilitando a adequação automática do display à sua necessidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.