Hello é a versão mobile do Orkut, diz criador das duas redes sociais
Há 12 anos nem se falava em Facebook, Instagram, Twitter, muito menos em Snapchat. O grande sucesso entre os brasileiros era Orkut, que deixou de existir em setembro de 2014. Ainda assim o seu criador --Orkut Buyukkokten-- não desistiu e está de volta ao mercado com a rede social Hello, recém-lançada no Brasil.
"As redes sociais e a forma como as usamos evoluíram ao longo destes anos. O Orkut foi o primeiro capítulo de uma grande jornada e a Hello é a continuação desta jornada", disse o engenheiro turco, que apontou a nova plataforma como a versão mobile do Orkut, que tinha acessos quase que exclusivos pelos PCs. "Tudo está se movendo do desktop para o móvel, incluindo pesquisas, vídeos, jogos, compras e até o consumo de mídias sociais."
Em entrevista ao UOL Tecnologia, Orkut apontou as diferenças e semelhanças entre as suas duas criações, além de ter feito uma crítica às atuais redes sociais, que, segundo ele, são "superficiais". Confira a íntegra do bate-papo.
UOL Tecnologia - O Hello seria o novo Orkut, ou não?
Orkut - As mídias sociais evoluíram tremendamente desde que o Orkut.com foi lançado. Tudo está se movendo do desktop para o móvel, incluindo pesquisas, vídeos, jogos, compras e até o consumo de mídias sociais.
UOL Tecnologia - Quais são as semelhanças e diferenças entre as redes sociais?
Orkut - Uma das principais diferenças da Hello para o Orkut.com é que é uma rede social móvel desenhada para uma nova geração. Em contrapartida, os grupos baseados em interesses são a grande semelhança entre as redes. O Orkut.com tinha comunidades criadas pelo usuário, enquanto a Hello tem comunidades baseadas em paixão geradas pelo sistema que chamamos de "personas". Outra grande diferença é que a Hello é construída para conectar as pessoas entre si em torno de paixões. É a primeira rede social construída sobre amores, não curtidas.
UOL Tecnologia - Qual é a principal lição aprendida com o Orkut?
Orkut - Quando o Orkut.com foi lançado pela primeira vez, não foi construído para ser escalável para centenas de milhões de usuários. O serviço tornou-se muito popular e cresceu muito mais cedo do que esperávamos. Como resultado, tivemos grandes problemas de desempenho e estalabilidade no início. Passamos um ano para rearquitetar e projetar o sistema para lidar com a carga de demanda do servidor.
UOL Tecnologia - Como a Hello pretende conquistar espaço no saturado mercado de redes sociais?
Orkut - Há uma grande necessidade não atendida que é conectar as pessoas em torno de paixões. As redes sociais atuais não ligam as pessoas entre si. As relações são superficiais e muito diferentes da vida real. A Hello.com vai buscar preencher essa necessidade específica.
UOL Tecnologia - Como surgiu a ideia de criar o Orkut? Como a rede social passou do sucesso ao fracasso, especialmente aqui no Brasil? O que faltou para mantê-la vida?
Orkut - Minhas maiores paixões na vida são tecnologia e pessoas. Passei a maior parte dos meus dias a conectar as pessoas usando serviços on-line. O Orkut.com foi a terceira rede social que eu criei. As duas primeiras foram direcionadas para estudantes de Stanford e ex-alunos da Universidade de Stanford. O Orkut.com tinha uma comunidade muito grande, com mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo e durou uma década. As redes sociais e a forma como usamos a mídia social evoluíram ao longo destes anos. O Orkut.com foi o primeiro capítulo de uma grande jornada e a Hello.com é a continuação desta jornada.
UOL Tecnologia - Você acredita que o Orkut.com foi mal aproveitado pelo Google?
Orkut - O Google foi muito favorável ao Orkut.com. Mas, ao longo dos anos, a estratégia social do Google deslocou-se para o Google Plus.
UOL - Por que o Orkut.com foi tão bem-sucedido no Brasil? Quais são as características dos usuários brasileiros que favoreceram esse sucesso e como elas podem ser usadas para favorecer a Hello?
Orkut - Houve vários fatores que influenciaram o sucesso do Orkut.com no Brasil, incluindo o design do produto e os recursos da rede, que foram favorecidos pela cultura do país. Os brasileiros são muito abertos, acolhedores, amigáveis, apaixonados e positivos diante da vida. A experiência da Hello é projetada em torno de paixões e os brasileiros são pessoas muito apaixonadas. A Hello é acolhedora, simpática, expressiva, apaixonada, assim como os usuários brasileiros.
UOL Tecnologia - Quando a Hello começou a ser criada? Qual é o foco da rede social?
Orkut - A Hello é uma rede social destinada a nos conectar com pessoas que compartilham nossas paixões. Permite-nos expressar nossos autênticos "eus", paixões genuínas, interesses e sentimentos. O mundo é um lugar mais bonito quando todos nos conectamos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.