Seguindo nova lei, app alerta motoristas a acenderem faróis em rodovias
Já é lei. Ou você acende os faróis baixos ao entrar em rodovias ou você está sujeito a uma multa de R$ 85,13, além de quatro pontos na CNH. Mas há uma aplicativo --disponível gratuitamente para Android e para iOS-- que promete ajudá-lo a seguir à risca a nova legislação.
"Percebemos --ainda na fase de adaptação da nova lei-- que pouquíssimos motoristas se lembravam de acender os faróis baixos aos trafegarem pelas rodovias durante o dia. Por que, então, não criar um app para ajudar os brasileiros a se acostumar a essa nova regra?", explicou o goiano Helder Henrique Valin Barbosa, 27, um dos idealizadores do aplicativo "Acenda o Farol".
Barbosa mesmo, por exemplo, já tinha sido parado por uma blitz policial por estar andando em uma rodovia de Goiânia de farol apagado. A sorte que isso foi antes do dia 8 de julho, quando a lei 13.290 --e a multa-- começou a valer de verdade.
O app utiliza o sistema de GPS para enviar notificações aos motoristas toda vez que se aproximarem de rodovias federal e estadual. Isso é claro, se eles estiverem conectados à internet. Caso estejam offline, o usuário pode configurar a velocidade do automóvel em que deseja que o sistema o alerte sobre a regra --por exemplo, o motorista poderá ser avisado toda vez que passar dos 70 km/h.
Para que o recurso funcione, no entanto, não basta apenas instalá-lo no smartphone. É preciso que o aplicativo esteja aberto --mesmo que em segundo plano-- enquanto o motorista dirige.
E não espere por um alerta convencional. Os desenvolvedores decidiram usar uma música que tem tudo a ver com o tema: "Acenda o Farol", clássico do cantor Tim Maia.
Em menos de 15 dias do lançamento, o Acenda o Farol já alcançou mais de 84 mil dowloads na App Store e no Google Play. Barbosa também diz ter planos de levar o app para o Windows Phone, mas isso ainda pode levar um tempinho.
Como ganha dinheiro
Por ser um aplicativo gratuito, a verba do Acenda o Farol --o segundo app da empresa Club Management Apps , de apenas quatro meses de vida-- se restringe à publicidade. "Uma única publicidade no pé do aplicativo que nos rende centavos a cada trocentos downloads", diz Barbosa, que aposta na versão Pro da plataforma, que custa R$ 0,99 e conta com um sistema de GPS de maior precisão.
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