Topo

Facebook ganha "filtros de Snapchat" no iPhone pegando carona na Olimpíada

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

05/08/2016 12h00

A partir desta sexta-feira (5), o Facebook no celular vai trazer filtros para fotos, com objetos para colocar no rosto e ainda abrir sozinho a câmera. Se você pensou em Snapchat, acertou. O recurso se parece muito com o app. A novidade é um experimento da empresa em apenas dois países: Brasil e Canadá e só vai estar disponível para usuários de iPhone e iPad. O UOL Tecnologia viu primeiro o novo recurso e conta aqui como é.

Segundo Sachin Monga, gerente de produto do Facebook, as escolhas pelos países se devem respectivamente ao início dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e ao fato do Canadá ser um país que tradicionalmente posta muitas fotos e vídeos no Facebook — a ideia é incentivar que mais e mais pessoas usem a câmera em vez do teclado para postar. É uma tendência em crescimento, segundo ele.

O Facebook já havia lançado nesta semana outra uma novidade para combater o sucesso do Snapchat: um recurso no Instagram chamado Stories, no qual usuários podem alterar fotos e vídeos com emojis e desenhos na imagem, ah, e eles só ficam disponíveis por 24 horas. Qualquer semelhança não é mera coincidência.

Filtros no Facebook

Ao baixar a versão nova do app para iOS, o usuário notará que o campo de novas postagens mostrará acima dele uma janela com a câmera frontal aberta. Basta puxar essa área para baixo com o dedo para aparecer a nova interface para fotos. Você pode tirar a foto e incrementá-la com selos e filtros bem mais legais e diferentes do que existem hoje. Alguns deles mapeiam o rosto e acrescentam objetos.

Sabendo que você estará em um país que já tem a funcionalidade, via GPS ligado, o aplicativo vai trazer selos e filtros baseados no local, como por exemplo imagens de apoio ao Brasil na Olimpíada ou pinturas com as cores da bandeira no rosto. De novo, se você lembrou do Snap...

Perguntado se a mudança é mais um ataque do Facebook contra o Snapchat, Monga nega. "Uma coisa que temos que manter em mente é que a mudança [de comportamento dos usuários] de textos para fotos e vídeos está acontecendo em todo lugar. No Facebook, no Snapchat, em todas as plataformas. Estamos apenas desenvolvendo nossas ferramentas para trazer essa mudança", justificou.