À la Snapchat, WhatsApp ganha emojis, caneta e texto para vídeos
O WhatsApp ganhou uma ferramenta de emojis, stickers, caneta virtual e texto para vídeos. Há poucos dias essas mesmas ferramentas estavam acessíveis só para edição de fotos. O recurso está na versão 2.16.270, disponível desde a terça-feira (13) por enquanto apenas para o sistema Android.
A imagem acima mostra como funciona: após gravar um vídeo, uma nova tela aparece para incluir emojis, uma caneta virtual para rabiscar com o dedo por cima e uma área para incluir textos curtos.
Essas ferramentas aparecem só quando você clica no ícone de câmera que fica à direita do campo de envio de mensagens escritas. A partir daí, há duas maneiras: gravando um vídeo novo (clicando e pressionando o botão central do modo câmera) ou então recuperando um vídeo antigo da sua galeria, disponível em uma sequência de "thumbnails" (ícones quadrados) acima do botão de câmera.
Porém, não é possível editar dessa forma quando você clica em "Anexar" (ícone do clipe, na parte superior da janela de conversa) e depois em "Câmera". Assim só grava um vídeo convencional.
Quem usa o app Snapchat não vai estranhar, pois o recurso é quase idêntico. A maior diferença está em um pequeno player na parte inferior da tela, para ver como fica o vídeo completo após as intervenções.
Além de trazer esses recursos de edição para fotos, a atualização anterior do app para Android na semana passada lançou um tipo de flash frontal para clarear selfies e um zoom durante a gravação de vídeos.
Este é mais um capítulo da cruzada do Facebook —dono do WhastApp— contra o Snapchat. A empresa de Mark Zuckerberg tem embutido no Facebook, Instagram e agora no WhatsApp uma série de recursos do aplicativo concorrente a fim de derrotá-lo na preferência do público.
Outros exemplos recentes de clones do Snapchat por parte do grupo do Facebook foram o Instagram Stories, uma área dentro do Instagram quase idêntica ao Snapchat, e os filtros que modificam o rosto no app do Facebook para iOS, lançados na época da Olimpíada no Rio de Janeiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.