Usuários do iOS 10 relatam problemas com iPhone; veja quais e como resolver
A nova versão do sistema operacional da Apple para iPhones e iPads, o iOS 10, vem recebendo críticas de alguns usuários desde que saiu há duas semanas. Eles têm relatado nas redes sociais alguns problemas que podem ter sido causados pela atualização do sistema.
O mais sério deles, que travava completamente o aparelho durante o processo de atualização, já recebeu resposta da Apple: esta página ensina como restaurar o iPhone ou iPad afetados.
Os outros desta lista foram citados por usuários do Brasil e do exterior, embora não se saiba ao certo quantas pessoas foram afetadas de fato. O UOL já utiliza um aparelho com iOS 10 —um iPhone 5S— e não encontrou os problemas citados nesta notícia. O que não quer dizer que eles não ocorram para muitas pessoas, claro.
Celular trava completamente
Algumas pessoas levaram um grande susto ao tentar atualizar o iOS: depararam-se com a tela preta acima, que surge quando o celular precisa ser completamente restaurado em uma conexão com o iTunes, programa de gerenciamento de fotos e músicas da Apple.
O erro também pode se manifestar de duas formas: o iTunes não reconhece o dispositivo nem informa que ele está no modo de recuperação; ou o logotipo da Apple aparece na tela por vários minutos sem a barra de progresso.
A Apple informa que passou "por um pequeno problema durante o processo de atualização de software, afetando um número pequeno de usuários durante a sua primeira hora de disponibilidade. O problema foi rapidamente resolvido e nós pedimos desculpas a esses clientes. Recomendamos que todos os afetados que conectem seus aparelhos ao iTunes para completar a atualização ou contatem o AppleCare para auxílio".
Os passos para corrigir o problema, segundo a Apple, são esses:
1) Instale a versão mais recente do iTunes no seu computador;
2) Conecte o dispositivo ao computador e abra o iTunes;
3) Com o dispositivo conectado, pressione os botões Repousar e Início ao mesmo tempo até a tela do modo de recuperação ser exibida. Em um iPhone 7 ou iPhone 7 Plus, mantenha pressionados os botões Repousar e Diminuir Volume ao mesmo tempo;
4) Quando as opções para Restaurar e Atualizar forem exibidas, selecione Atualizar. O iTunes tentará reinstalar o iOS sem apagar os dados. Aguarde enquanto o iTunes faz o download do iOS no dispositivo;
5) Depois que a atualização ou a restauração for concluída, configure o dispositivo.
E se nada disso der certo, o jeito é procurar o suporte da Apple.
Celular trava constantemente
Outras pessoas narram também travamentos constantes durante o uso, muitas vezes com modelos mais antigos, no iPhone 6S ou anteriores. Nestes casos, pode-se tentar apagar todas as configurações, clicando nesta ordem: Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir todos os ajustes > Digite o código (senha de quatro dígitos do aparelho).
Outra forma mais radical, que apagará tudo no celular, é Ajustes > Geral > Redefinir > Apagar conteúdo e ajustes > Digite o código.
Download do iOS 10 não conclui
Outra reclamação tem sido quanto à longa demora para obter o download do iOS 10. A forma mais básica para se resolver é ir a um local com Wi-Fi livre e habilitar essa conexão, caso esteja tentando baixar pela internet 3G.
Plugar o aparelho em um computador com iTunes também é uma alternativa, pois o programa usará a conexão de banda larga da sua casa para baixar o pacote de atualização mais rapidamente e colocá-lo no seu celular ou tablet.
Superaquecimento
Causou estranheza o superaquecimento do aparelho após o iOS 10 ter sido instalado. O que acontece é que ele vai continuar a atualizar aplicativos em segundo plano, esquentando mais do que o normal nesse processo. No entanto, isso deve ser um problema temporário e deve sumir após os apps estarem renovados.Se você ainda enfrentar problemas, pode tentar apagar conteúdo e ajustes do dispositivo —veja como fazer no tópico acima, "Celular trava completamente"— ou desligando o autoenvio de dados de diagnóstico e uso. Faça isso em Ajustes > Privacidade > Diagnóstico & Uso > Não enviar.
Bateria acaba mais rápido
Bateria, um eterno problema do iPhone, parece ter piorado para muita gente com o iOS 10. Enquanto a Apple não lança alguma atualização que possa minimizar esse dreno excessivo, uma rápida dica é reduzir o brilho da tela. Para isso, deslize o dedo de baixo para cima e abra a área de atalhos. O controle de brilho é o primeiro após a primeira fileira de botões de Wi-Fi, Bluetooth etc
Nessa mesma área, você também pode desligar o Wi-Fi e o Bluetooth quando não estiver usando. É também aconselhável desligar o recurso de atualizar apps em segundo plano: vá para Ajustes > Geral > Atualização em 2º plano. Lá você desliga essa ferramenta em todos eles, ou apenas nos apps de sua preferência.
Apps com problemas
O que acontece aqui é que os desenvolvedores de aplicativos para iOS nem sempre soltam uma atualização adaptada ao novo sistema assim que esse é lançado. Então é recomendável atualizar todos os seus apps mais usados após ter concluído a migração para o iOS 10.
Duas semanas após o lançamento, é quase certo que todos os apps já se atualizaram também. Acesse a App Store e faça as atualizações que achar necessárias em cada app.
Lentidão no sistema
A lentidão pode ser consequência temporária da atualização, mas você pode tentar ir em Ajustes > Geral > Acessibilidade> Reduzir movimento, que desliga todos os efeitos especiais de movimento do sistema.Da mesma forma, acesse Ajustes > Geral > Acessibilidade> Aumentar contraste > Reduzir transparência para ganhar um pouco de performance.
Liberar espaço de armazenamento também pode ajudar. Tente excluir arquivos antigos e fotos e garanta pelo menos 1 GB de espaço livre. Se tudo isso falhar, apele para a restauração de fábrica —veja como fazer no tópico acima, "Celular trava completamente"— ou entre em contato com a Apple.
Problemas no Bluetooth e Wi-Fi
Dificuldades de conexão por Wi-Fi ou Bluetooth também vêm assombrando alguns que arriscaram baixar o iOS 10 de primeira. Uma possível solução é ir em Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir ajustes de rede e configurar seus dispositivos de Bluetooth e redes de Wi-Fi do zero.
Problemas no iMessage
O iMessage, app de mensagens SMS do iPhone, recebeu uma grande atualização: ele agora integra com aplicativos de terceiros, deixa fazer pré-visualização de e trouxe GIFs e efeitos gráficos divertidos. Muitos relataram que não conseguem enviar os efeitos iMessage ou visualizar os recebidos de seus amigos.
Existe duas formas de resolver isso. Primeiro, tente deslogar e logar novamente no iMessage, em Ajustes > Mensagens > Enviar e receber > ID Apple > Finalizar sessão, depois Usar ID Apple para iMessage, ponha seu login e senha e inicie a sessão.
A outra forma é reduzir transparência do iOS —ver item "Lentidão no sistema" desta lista.
A versão mais recente do iOS 10 é a 10.0.2. No entanto, ela corrigiu apenas um problema relacionado aos fones de ouvido Earpods com conector Lightning, além de outro que causava o encerramento do Fotos para alguns usuários ao ativar a Fototeca do iCloud.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.