Existem 22 mil babás eletrônicas e webcams vulneráveis a hacker só na MWC
Uma das líderes mundiais em segurança eletrônica, a Avast apresentou na MWC (Mobile World Congress), a maior feira de celulares do mundo, uma pesquisa desconcertante. A empresa disse ter descoberto apenas em Barcelona, na Espanha, onde acontece o evento, 22 mil babás eletrônicas e outros tipos de webcams vulneráveis à ação de hackers.
Além disso, a Avast afirmou ter encontrado mais de 470 mil aparelhos do tipo "smart" também potencialmente frágeis, do ponto de vista da segurança.
A empresa disse ter usado uma ferramenta de busca que identifica objetos conectados à internet para demonstrar como é fácil localizar aparelhos potencialmente vulneráveis, especialmente esses que monitoram bebês pela internet.
"Se webcams estiverem ligadas no modo transmissão ao vivo, por exemplo, hackers ou qualquer um podem se conectar, facilitando a espionagem por cybercriminosos", afirmou Vince Steckler, diretor executivo da Avast.
O executivo pontuou também que hackear aparelhos com webcams inseguras pode ser parte integrante de um plano maior para ataques contra servidores, para derrubar sites e sistemas em geral.
A empresa informou ainda que o conhecimento dos riscos pela população pode ajudá-la a escolher aparelhos adequados, sem a necessidade de exposições indesejáveis. As informações são da BBC.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.