Quer mudar de operadora? Saiba como manter o mesmo número de celular
Se você anda tendo problemas com sua operadora de celular, seja por causa do valor do plano que não anda cabendo mais no bolso, ou pela má qualidade do serviço, saiba que é possível mudar para outra empresa sem precisar trocar de número de celular.
É a chamada portabilidade, regulamentada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) desde 2007. A única restrição é que você só pode manter o seu número se permanecer dentro do mesmo DDD.
O processo é bem simples e, em geral, sem custo para o cliente. Em casos específicos a operadora pode cobrar no máximo R$ 4,00 pelo serviço. Quer saber como fazer? Confira o nosso passo a passo.
1. Escolha um plano na nova operadora
Antes de solicitar a portabilidade o cliente precisa escolher um novo plano em uma nova operadora. Você pode trocar tanto a operadora quanto o seu tipo de plano: se hoje você tem um pré-pago, pode mudar para um pós-pago ou controle em outra operadora, e vice-versa.
Você pode pesquisar por planos mais vantajosos nos próprios sites das operadoras - Vivo, Oi, Tim, Claro - ou acessar plataformas que fazem comparação de planos, como o site Melhor Plano e o Pode Comparar.
2. Compre um novo chip
Depois de escolhida a operadora e o seu novo plano, você precisará de um chip (também chamado de SIM card) da nova empresa antes de solicitar a portabilidade. Você pode comprar o novo chip em quiosques, supermercados, lojas de celulares e nas lojas oficiais das operadoras.
É possível fazer todo o processo de portabilidade à distância e receber o chip em casa, pelo correio ou transportadora. Neste caso, confira a disponibilidade do serviço e o custo de envio direto com a sua nova operadora.
3. Solicite a portabilidade
Com o chip da nova operadora em mãos, há duas formas de solicitar a mudança:
- à distância (por telefone ou atendimento online);
- ou em uma loja física.
Se você preferir fazer tudo a distância, ligue para o número disponível no site da empresa e converse com um atendente. Se preferir, acesse o chat de atendimento online.
O atendente deve te pedir alguns dados como:
- Número do RG
- Número do CPF
- Confirmação de dados para comprovar seu endereço
Você ainda deve informar o novo plano que deseja e seu número e operadora antigos.
Se preferir fazer tudo presencialmente, o processo é parecido. Vá até a loja da operadora, fale com um vendedor e diga que você quer fazer a portabilidade do seu número para um novo plano daquela operadora. Tenha em mãos RG, CPF e comprovante de endereço.
Quando o atendente ou vendedor confirmarem a portabilidade, a empresa tem até três dias úteis para ativar seu novo plano na operadora escolhida mantendo seu número antigo. O seu plano antigo deve ser desativado automaticamente (consulte possíveis carências de contrato do seu plano de telefone antigo, principalmente os pós-pagos). Pronto, está feito!
Em alguns casos, o número pode ficar algumas horas fora do ar, mas não mais de 24h, segundo regra da própria Anatel.
Não custa lembrar que esse processo só vale para números móveis. Aqui em Tilt já explicamos como fazer a portabilidade do seu número fixo.
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