Brasileiro gosta mesmo é de vinho, fondue e neve no inverno, indica Google
Apesar de o inverno no Brasil não ter aquele frio característico em todos os Estados, a estação traz para os brasileiros as mesmas lembranças: vinho, fondue e neve. É o que aponta uma pesquisa divulgada nesta semana pelo Google que teve como um dos objetivos entender como a estação é construída na nossa cabeça.
De acordo com o levantamento, que uniu o resultado de uma pesquisa online com uma análise de dados das buscas no site e no Youtube (entre 2015 e 2016), parece que o inverno típico de países com clima temperado domina o imaginário de quem vive no país tropical.
Vinho, fondue e neve em casa
É só chegar o inverno que as buscas por vinho no Google sobem, principalmente aqueles de marcas mais acessíveis, como as chilenas. Segundo os dados da empresa, 35% dos brasileiros têm o costume de beber vinho no inverno.
Para acompanhar o vinho, fondue, claro. As buscas pelo prato suíço aumentaram 600% com o início do outono e persistiram durante o inverno entre 2015 e 2016. O interessante é que as pesquisas por restaurantes para o consumo do fondue foi bem menor do que as buscas por receitas caseiras. Ah, e a versão chocolate é a preferida dos brasileiros.
Dificilmente quem pensa em Brasil, pensa em neve --10% dos internautas afirmaram ter neve como principal lembrança de infância. Mas só no Youtube existem mais de 400 mil vídeos ensinando a fazer neve. As buscas por conteúdos semelhantes registraram crescimento no inverno.
Programa de velho?
O levantamento do Google indica também que a casa vira o espaço mais prazeroso para os brasileiros, já que 80% dos entrevistados preferem ficar em casa em finais de semana mais frios-- o número sobe para 85% quando se fala em casais.
Os jovens de 25 a 34 anos (81%) são os que mais gostam de fazer programas de inverno em casa, como cozinhar, ver filmes, séries. Em seguida, vêm as pessoas com idade entre 35 e 44 anos (75%). Já quem tem mais de 65% é que mais mostra o desejo de sair de casa durante o inverno (40%).
Comer, comer e comer
A pesquisa indica também que 75% dos brasileiros têm a consciência de que comem mais no outono/inverno. De acordo com o estudo, 45% das pessoas aproveitam o inverno para cozinhar para familiares e amigos. A busca por receitas sobe 10% em média durante o período.
Outros temas que passam a fazer parte mais frequente das buscas do Google são chocolate e seus derivados, como achocolatado, pastas e doces. A procura é maior até mesmo do que na Páscoa.
Logo, o comportamento parece deixar claro os motivos pelo também crescimento das buscas no período por temas relacionados à perda de peso e tratamentos dermatológicos.
Pesquisas sobre como “melhorar a aparência” e “como ser menos feia” subiram 45% no último ano. E é sempre no inverno que elas registram seu ápice.
Talvez seja por isso que as buscas por temas ligados à maquiagem sobem e registram o segundo maior pico do ano. A vontade por tons mais quentes de batom, por exemplo, fez a cor vermelha subir 130% no inverno no ano passado, enquanto as buscas por batom rosa (geralmente mais usadas no verão) caíram 17%.
Dívidas
Sabia que as buscas por endividamento e empréstimos também sobem durante o mês de julho?
De acordo com o Google, o pico geralmente acontece no verão, mas acaba caindo durante o outono e volta a subir no período do inverno.
Será que é porque as pessoas aproveitam as férias do meio do ano para colocar as contas em dia?
Veja outros destaques:
- Das palavras mais relacionadas ao inverno para os brasileiros estão: aconchego/conforto (42%); família (16%); comida (13%); tristeza (8%); alegria (8%); festas (7%) e intensidade (7%).
- 70% dos entrevistados consideram o clima propício para reunir a família;
- A principal festividade do inverno é a Festa Junina: 55% das mulheres e 44% dos homens planejam comemorar;
- 20% dos entrevistados afirma participar de algum Festival de Inverno;
- 1/4 dos brasileiros vê a comida como o principal atrativo da estação;
- 30% dos entrevistados não consomem bebidas alcoólicas (em nenhuma estação do ano);
- Das pessoas que costumam beber no inverno, 13% bebem cervejas e vinhos;
- 8% dos participantes acabam substituindo a cerveja pelo vinho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.