Seu WhatsApp vai ser bloqueado se você atualizar? Não, é boato
A criatividade - e falta do que fazer, é bem verdade - de quem inventa boatos por WhatsApp continua a milhão. Dessa vez, circula em grupos no mensageiro um suposto alerta de que o aplicativo será bloqueado se você atualizar para a última versão. Já avisamos: é mentira.
A história criada é bem robusta. Diz a mensagem, recheada de erros ortográficos, que a Justiça brasileira determinou o bloqueio do WhatsApp e que por isso vai vir uma mensagem no seu celular para atualizar o app.
O recado pede: “por favor, não atualize porque assim que você atualizar irá bloquear automaticamente e não vai mais conseguir entrar”. Há até o alerta de que o problema já ocorreu com muitas pessoas e a Folha/UOL é citada como uma das supostas fontes sobre o caso.
São várias as incongruências. O mais claro é que quando o aplicativo é bloqueado pela Justiça não há necessidade de atualizar o sistema para ele parar de funcionar. A responsabilidade por impedir o acesso ao WhatsApp é das operadoras, como ocorreu em três situações recentes que o brasileiro se lembra bem.
Atualizar o aplicativo, por sinal, é sempre de muita importância. As atualizações servem para corrigir erros e problemas, além de trazer novas funcionalidades para o usuário.
Mesmo assim, a pedido do UOL, o WhatsApp se posicionou com algumas dicas para evitar cair nos boatos que circulam pela rede:
- desconfie de mensagens que apresentem erros gramaticais ou de grafia
- evite acessar links de origem desconhecidas ou mensagens que peçam para clicar em um endereço específico
- avalie criticamente mensagens que peçam que você compartilhe conteúdo com a sua lista de contatos
- não responda pedidos de desconhecidos para que você compartilhe dados pessoas como cartão de crédito, conta de banco, aniversário, senhas, etc
- o WhastApp nunca vai enviar mensagens diretas a você. Lembre-se que o aplicativo é gratuito e você nunca terá que fazer algo para usar o app de graça
- quando você recebe um cupom ou uma promoção pelo WhatsApp, antes de clicar no link cheque no site oficial da empresa se a oferta é real e confirmada pela loja em questão
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.