Como resolver o problema do áudio baixo nas conversas do WhatsApp
Você gravou um áudio no WhatsApp, contou uma longa história ou ponderou diversos aspectos de uma conversa, mas na hora de mandar descobriu que a pessoa do outro lado não ouviu nada? Alguns usuários andam reclamando da gravação que, inexplicavelmente, sai muito baixa.
Segundo o técnico Edmilson Silva, da Rede Multi Assistência, trata-se de um defeito do microfone.
"Os novos celulares têm dois microfones, o microfone para fazer ligações pelo telefone e o secundário, que capta microfone ambiente e serve para viva-voz. O secundário é o utilizado pelo WhatsApp para gravação de áudios e para ligações pelo aplicativo e pode dar problema", afirma.
A solução costuma ser com a troca do microfone.
Mas há, sim, a possibilidade de acúmulo de sujeira ou bloqueio do microfone, provocado, por exemplo, por poeira, umidade, chuva, suor, vapor do banheiro. Isso também interfere na gravação do áudio.
Nesse caso, o usuário pode tentar resolver sozinho, limpando a saída com a ajuda de um cotonete ou pincel.
Em 45 dias, dos 12 problemas no áudio que recebemos, sete eram relacionados à sujeira
Rei do iPhone, assistência técnica
"Os demais eram desgaste de hardware (peça danificada) e problemas no software (aparelho necessitando de formatação pelo iTunes). Nesse último, a pessoa manda o áudio e chega mudo do outro lado, mas em uma ligação funciona normal. É algo complexo e cada caso é um caso, só abrindo o aparelho para saber. Não adianta dizer que é sujeirinha e vai resolver com cotonete", diz a empresa.
A limpeza do microfone, por sinal, envolve em alguns casos algo mais complexo do que o famoso cotonete - mas não custa tentar antes de levar na assistência, né?
"O microfone é muito sensível. Fazemos a limpeza com produto a base de isopropanol, mas esse processo pode danificar o alto-falante e o microfone, então tiramos tudo e colocamos de volta. Às vezes, não volta a funcionar e temos que colocar um novo. Em outras, a sujeira é na carcaça do aparelho e quando limpamos o canal, volta a funcionar", explica Fernando Melo, da assistência Futuro Smart.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.