Como diferenciar um cabo original de iPhone de um pirata?
Os elevados preços dos acessórios da Apple podem doer no bolso de quem tem um iPhone. Com isso, a procura por produtos falsificados é crescente.
Segundo a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), o valor do mercado ilícito de eletrônicos já chegava em 2015 a R$ 1,47 bilhão, ou 11,94% do total movimentado pelo setor naquele ano.
A Apple alerta que os produtos piratas podem danificar seu aparelho ou durar pouco:
"Se usar um acessório Lightning falsificado ou não certificado, você poderá ter estes problemas: o dispositivo iOS pode ficar danificado; o cabo pode ser facilmente danificado; a extremidade do conector pode cair, esquentar demais ou não se encaixar corretamente no dispositivo; você talvez não consiga sincronizar ou carregar o dispositivo", diz a empresa em seu site.
Mas isso não quer dizer que você precise comprar os produtos diretamente da loja da Apple. Se você achar um cabo Lightning em outra loja, preste atenção em alguns detalhes para saber se não está pagando por um cabo falsificado:
1. Embalagens
Os produtos originais possuem o selo MFi (Made for iPhone) na embalagem.
2. Cabo
Um cabo da Apple tem as indicações "Designed by Apple in California" e "Assembled in China", "Assembled in Vietnam" ou "Indústria Brasileira" com um número de série de 12 dígitos no final do texto, a aproximadamente 18 cm do conector USB.
3. Conexão com o celular
A cor do encaixe dos conectores é cinza metálico, e os contatos são arredondados e lisos. Note as diferenças nas imagens.
4. Conexão com a porta USB
Aqui as diferenças são mais difíceis de notar, mas perceptíveis. As travas do USB são trapezoidais e têm espaçamento igual em relação à borda. No original, os contatos são dourados. Por fim, a superfície externa é lisa, consistente, uniforme e plana.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.