"Aqui é o Moacyr Franco": Brasil é o 3º país com mais spam em ligações
Sabe aquelas ligações chatas que você recebe no celular com propaganda de algum produto ou algo do tipo? A frequência delas é tão comum no Brasil que o país aparece no “pódio” do ranking de ligações com spam elaborado pela Truecaller, empresa que tem um aplicativo que ajuda a bloquear chamadas e mensagens do tipo.
O mais recente ranking da companhia mostra o Brasil na terceira colocação, empatado com os Estados Unidos (segundo colocado na lista). A nação com mais spam é a Índia, em que os usuários recebem em média 22,4 ligações com spam por mês. O top 5 é ainda composto por Chile e África do Sul.
A média dos usuários brasileiros não está tão mais baixa do que a da Índia: são 20,7 ligações com spam por mês para nós. Considerando que o mês tem 30 dias, o número realmente impressiona.
E quem são os maiores culpados dessas ligações? O Moacyr Franco? Não, claro: as operadoras de telefonia, oferecendo novos planos e outros serviços, são responsáveis por 33% dos casos, segundo o Truecaller. A segunda colocação fica para cobradores de dívidas, com 24%.
Um grande problema no Brasil são as chamadas “ligações inconvenientes”, responsáveis por 21% dos spams. Elas fazem parte do grupo de chamadas indesejadas pelos usuários, que incluem trotes, assédio e até aquelas ligações com falsos relatos de sequestros.
O telemarketing aparece logo na sequência, com 12%, seguido por serviços financeiros (10%) e, por último, o scam, com 1% e que envolve golpes por telefone.
Existem formas de evitar essas ligações indesejadas - uma delas envolve aplicativos. O Procon-SP também oferece a opção de cadastrar seu número para proibir empresas de fazerem ligações com propagandas, mas isso não se estende a todos os Estados.
Os clientes brasileiros ainda costumam ficar confusos e irritados com chamadas em que ninguém fala nada e logo depois a ligação é cortada. O UOL Tecnologia já explicou o motivo dessas “ligações que desligam na cara”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.