Revolução das máquinas? Pane deixa 500 fechaduras inteligentes travadas
O futuro costuma empolgar as pessoas. Imagine ter os itens de sua casa todos conectados à internet e a possibilidade de controlá-los remotamente. A gente só pensa no lado positivo, porém um problema recente nos mostra um lado problemático da modernidade: uma atualização de um modelo de fechadura inteligente fez com que centenas delas ficassem travadas.
Este problema ocorreu com a RemoteLock 6i, produzida pela LockState, e que tem preço sugerido de US$ 469 (quase R$ 1.500). Nas últimas semanas, a conta da empresa no Twitter recebeu várias reclamações de clientes informando que após uma atualização, eles não conseguiam abrir remotamente as fechaduras. A companhia estima que 500 fechaduras inteligentes tenham sido afetadas.
Um agravante deste caso é que a fabricante tem um contrato com o Airbnb, plataforma de hospedagem em que proprietários oferecem estadia temporária em uma casa ou quarto. Em vez do anfitrião esperar o hóspede, ele podia mandar um código para o contratante que dá acesso ao local, com limite de tempo de duração.
Ainda que a fechadura seja conectada à internet, ela também pode ser aberta com uma chave física convencional. Porém, essa possibilidade pode ser problemática para hóspedes do Airbnb -- como que um anfitrião poderia imaginar que isso aconteceria?
Problema na atualização
De acordo com a companhia, uma atualização liberada na semana passada foi a responsável por todo o problema. O update era para ser feito em outra linha de produto, no caso as fechaduras inteligentes 7i.
A empresa recomendou que donos da fechadura afetada enviassem o acessório para serem atualizados ou solicitassem a troca do interior da fechadura. De acordo com a LockState, 85% dos dispositivos danificados já foram consertados.
Cada vez mais se fala em internet das coisas, que consiste em ter dispositivos inteligentes e conectados à internet em sua casa. Porém, imprevistos como este, comuns em tecnologias em estágio inicial, acabam assustando os potenciais consumidores de tais acessórios.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.